Hipertensão Arterial: reduzir consumo de sal auxilia na prevenção da doença

A Hipertensão Arterial é a mais frequente das doenças cardiovasculares no Brasil. É um dos principais fatores de risco para complicações como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio.

A doença é silenciosa e assintomática na maior parte do seu curso. Algumas pessoas nem desconfiam que são hipertensas. “Eu só lembro que um dia, aos 50 anos, resolvi fazer uma consulta de rotina com o cardiologista e ele me disse que, pela minha pressão, era hipertenso. Levei um susto.

Não tinha identificado até então nenhum sintoma que me chamasse a atenção antes disso”, conta o aposentado Ermelindo Nascimento, 62 anos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a pressão arterial é considerada alta quando está acima de 140 (máxima) por 90 (mínima).

Cuidar e prevenir a hipertensão é possível modificando o estilo de vida: praticar atividade física, cuidar da alimentação, evitar o tabagismo e uso excessivo de álcool são fatores que influenciam no aparecimento da doença. Uma alimentação adequada, especialmente cuidadosa com o consumo de sal, merece uma atenção especial, já que está diretamente ligada a progressão da doença.

A Pesquisa de Orçamento Familiares (POF/IBGE-2008) mostra que o consumo de sódio na população brasileira excede em mais de duas vezes o limite máximo recomendado pela OMS, a qual orienta a ingestão máxima de cinco gramas por dia. O brasileiro costuma ingerir em média 12 gramas.  Cada 5 gramas de sal possui 2 gramas de sódio.

Comer sal em excesso pode potencializar e acelerar as complicações do problema no organismo.  “O que mais mudou na minha rotina foi o consumo de sal que era realmente sem pensar. Evito demais de comer. Eu tento usar temperos naturais para substituir.  Fui aprendendo. Aqui em casa quem faz a comida da família sou. Imagina ter que cozinhar para os filhos e os netos no domingo… a comida tem que ficar gostosa”, pondera Ermelindo.

Quer também reduzir o consumo do sal em casa?  Confira algumas dicas:

  1. Retire o saleiro da mesa. Muitas vezes, só o costume, faz com que você adicione sal na comida sem necessidade;
  2. Mesmo com a comida pronta ou ainda no preparo, é importante experimentar cada etapa para identificar se o tempero já é suficiente. Experimentar vai ajudar a evitar exageros;
  3. É importante tentar reduzir gradualmente o uso de sal e condimentos com sal (alho e sal, temperos em cubo e em pó) no preparo de alimentos. Produtos industrializados como esses, já possuem muito sal na sua composição;
  4. Use substitutos para o sal em casa como o sal de ervas. Ele é uma alternativa para deixar a comida gostosa, menos salgada e mais temperada.

Fonte: Blog da Saúde