Seguradora adota novos procedimentos para agilizar vistorias de Sinistro Automóvel

A Sompo promoveu um treinamento com a equipe de reguladores de todo o Brasil, entre colaboradores e prestadores de serviços, com o objetivo de reforçar e garantir os padrões estabelecidos para vistorias de veículos.

“Esses treinamentos são aplicados trimestralmente, com o objetivo de mantermos o padrão de qualidade das regulações de sinistros, fazendo com que o processo de indenização fique ainda mais ágil para o segurado”, ressalta Andreia Paterniani, diretora de Sinistros da Sompo Seguros.

Anualmente, a equipe de Sinistro Automóvel da seguradora faz mais de 154 mil vistorias de veículos anualmente, o que equivale a 12,8 mil vistorias mensais ou 594 vistorias por dia útil.

A vistoria é uma das etapas primordiais da contratação do seguro ou comprovação das avarias ocasionadas em um sinistro. Ela é realizada pelo vistoriador, que é um representante – funcionário da seguradora ou profissional contratado – encarregado de fazer a verificação do bem segurado.

A vistoria acontece após uma ocorrência (sinistro) que tenha avariado o bem segurado. Ela serve para apurar a extensão e o montante dos prejuízos em virtude do evento previsto e coberto pela apólice de seguros.

Os vistoriadores são acionados tão logo a ocorrência de sinistro chega à companhia. Nesse caso, o corretor de seguros da confiança do segurado agenda data e hora para que o vistoriador com identificação específica da Sompo Seguros vá até o local em que está o bem segurado para efetuar a vistoria.

Vale considerar que a vistoria veicular é dispensada quando da contratação de seguro para veículos 0 km antes da retirada do carro da concessionária ou na renovação do seguro com a mesma seguradora.

FONTE: CQCS | Sueli Santos