Farsul pede alteração no cronograma de distribuição do Programa de Seguro Rural

As Comissões de Crédito Rural e do Trigo da Farsul apontam que os repasses para os dois estados das culturas de trigo, frutas, legumes, verduras entre outros, acontecem após as demais regiões.

Em ofício encaminhado ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, a Farsul solicitou uma revisão no calendário de distribuição do Programa de Seguro Rural. O documento, enviado nesta quinta-feira (22/03), salienta a desvantagem do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em razão do Zoneamento Agrícola de Risco Climático.

O cronograma divulgado pelo Ministério tem como data de início o mês abril. Entretanto, as Comissões de Crédito Rural e do Trigo da Farsul apontam que os repasses para os dois estados das culturas de trigo, frutas, legumes, verduras entre outros, acontecem após as demais regiões. O pedido da Federação é que o início da distribuição do Programa de Seguro Rural seja transferido para o mês de maio garantindo a compensação desse desequilíbrio.

Fonte: O SUL