Bradesco Seguros aponta oportunidades aos corretores da UCS

Houve um bate-papo com os associados da UCS sobre comportamento do consumidor, novas tendências e os desafios do mercado.

A União dos Corretores de Seguros (UCS) recebeu em seu 2º Trocando Ideias de 2018, no dia 20 de março, o diretor de Mercado da Bradesco Seguros, Leonardo Pereira de Freitas. Acompanhado de outros diretores da companhia, Leonardo comandou um bate-papo com os associados da UCS sobre comportamento do consumidor, novas tendências do mercado, desafios e oportunidades para o corretor.

A presidente da UCS, Mara Borges Sutto, contou que foi recebida, com a vice-presidente Catia Guirao, pela diretoria da Bradesco Seguros em sua sede em Alphaville, quando foi exposto o desejo de estreitar a parceria entre os associados da entidade e a seguradora. “Fomos recebidas com o maior carinho.

Os diretores da seguradora nos ouviram e entenderam que o nosso objetivo é realmente de trazer união para os corretores, e nos aproximar dos seguradores, que são parceiros de negócios. Agora somos nós quem recebemos eles, e está sendo uma grande honra trazê-los para conversarem com nossos associados”, declarou.

Leonardo Freitas expressou seu sentimento de gratidão com a possibilidade de falar para os corretores de seguros, que “são a distribuição, a essência do negócio”. “Eu poderia falar de todas as novidades que a Bradesco está colocando no mercado, mas achei prudente utilizar o precioso tempo de vocês trazendo uma reflexão sobre tendências, mudanças no comportamento do consumidor e como isso está influenciando o setor de seguros”.

Mercado a ser explorado

Ele destacou que o Brasil tem muito potencial para o setor de seguros no futuro. “Quando olhamos para nossas carteiras e vemos que apenas 14% das residências são seguradas ou que apenas 25% da população tem seguro saúde, percebemos o quanto a nossa indústria tem capacidade de crescer. Precisamos estar atentos à forma como nosso consumidor dá informações sobre ele.

Muitas vezes encontramos um segurado, que conta que vai ter um filho, damos parabéns, mas não pensamos em oferecer uma previdência, seguro de vida. Também temos que estar atentos às novas formas que o consumidor utiliza para se comunicar, hoje preferem o contato pelo WhatsApp e pelas redes sociais”.

Entre os ramos de maior campo, ele destacou a previdência. “Previdência é um ramo pouco atingido e que tem enorme potencial no Brasil. Temos que pensar como o cliente vai continuar comprando seguro se ele não tiver sua renda mantida daqui a alguns anos. 75% dos brasileiros não consegue guardar dinheiro, precisamos incutir essa cultura de poupança, são os corretores de seguros que vão realizar este trabalho social”.

Ele frisou que para fazer ofertas assertivas é importante estar atento à mudança de hábitos do consumidor. “Os jovens das grandes cidades não querem mais se deslocar, preferem tudo num só lugar: lazer, trabalho e moradia. Preferem aluguel à compra da casa própria. É preciso agregar valor para o cliente, oferecer produtos desenhados de acordo com o perfil e hábitos. Para isso, o corretor deve valorizar o contato com o cliente”.

Também destacou que, hoje, inovação é gerar valor para as pessoas. “As insurtechs são a evolução da indústria de seguros, e estão centradas no cliente, que são nativos digitais e engajados, por isso buscam atendê-los online em tempo real”.

Outra mudança importante é que a tecnologia vai acabar com o conceito de perfil do cliente apenas pelo CEP, idade, sexo. “Podem ter duas mulheres da mesma idade, morando na mesma rua, com hábitos completamente diferentes. A tecnologia vai possibilitar acompanhar os hábitos de cada um, tornando a avaliação do seguro bastante pessoal”.

O Trocando Ideias ainda empossou o novo associado, Daniel Bortoletto, CEO da Regula Sinistros, que destacou a importância dos corretores de seguros. “Tenho carinho pela profissão pois atuei como corretor por 18 anos, sei que é uma das poucas profissões éticas e corretas, e acredito tanto no futuro da profissão que hoje sou prestador de serviços para os corretores”, afirmou.

O encontro foi fechado com sorteios oferecidos pela Bradesco Seguros, de ingressos de shows, musicais, caixas de som, vales-compras, e a tradicional pizza da Charles Pizzaria.

FONTE: Revista Apólice