Montepio reconhece perda de valor da Lusitânia

Mais de metade do montante da Montepio Seguros está a ser alienado à Clean Energy Finance Corporation China.

O Montepio constituiu uma imparidade de mais de metade do valor da Montepio Seguros, que detém a Lusitânia e outras seguradoras: 149 milhões de euros, escreve o “Jornal de Negócios” esta segunda-feira, 19 de março.

Mais de metade (60%) do montante da Montepio Seguros está a ser alienado à Clean Energy Finance Corporation China, uma transação que ainda requer a aprovação da Autoridade da Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

“Este reforço traduz a adoção de uma política prudencial muito conservadora de constituição de imparidades para as participações nas empresas do setor segurador e bancário, Montepio Seguros e Caixa Económica Montepio”, refere o relatório e contas da associação, referente a 2017, citado pelo diário.

No passado mês de setembro, a CEFC China e a Associação Mutualista Montepio Geral anunciaram um acordo de Cooperação Estratégica: “Esta cooperação estratégica será implementada através de uma série de acordos específicos e projetos específicos a serem negociados e acordados a critério de cada parte, o que não incluirá, em qualquer caso, participação acionista na Caixa Económica Montepio Geral”.

Tal como noticiou o Jornal Económico, a CEFC poderá entrar no capital das companhias de seguros da Associação (nomeadamente a Lusitânia, Futuro e M Seguros) e noutras empresas da área financeira, exceto o banco (por exemplo, gestora de ativos, gestora de Pensões, gestoras ativos imobiliários).

Fonte: Jornal Económico