Saúde, diálogo nos conflitos e responsabilidade civil são discutidos no congresso da AIDA

Nesta quinta-feira, dia 15, aconteceu o primeiro dia XII Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência da Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA) seção Brasil que reuniu cerca de 300 congressistas.

O evento aconteceu na Associação dos Advogados de São Paulo. A presidente da AIDA, Ana Rita Petraroli, lembrou que o primeiro dia do congresso aconteceu no dia do consumidor.

Além de Ana Rita, outras personalidades do mercado de seguros formaram a mesa da cerimônia de abertura: Solange Beatriz, presidente da FenaSaúde, Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ricardo Cueva, o vice-presidente da AIDA, Inaldo Bezerra, Maria da Gloria Faria, presidente do conselho, Andre Tavares, membro do conselho e Mauro Batista, presidente SIndseg-SP.

Luis Felipe Pellon, membro do conselho, falou sobre o congresso mundial da AIDA que acontecerá em outubro no Rio de Janeiro e convidou a todos a se inscreverem. Ainda na manhã desta quinta-feira, foi assinada uma parceria com a Escola Nacional de Seguros. Os representantes da escola, Mário Pinto, diretor acadêmico e Renato Campos, diretor regional da Escola Nacional de Seguros assinaram a parceria junto com a presidente da AIDA, Ana Rita.

Liliana Cadeira, coordenadora do MBA de gestão jurídica da Escola, no Rio de Janeiro, explica que com a parceria, associados da AIDA terão descontos nos cursos da instituição. “Será 20% nos cursos de graduação e pós-graduação e 10% nos cursos de extensão”, explicou. Ela falou que o curso pode ser oferecido também in company. “A parceria com a AIDA demorou, mas chegou em bom tempo”, disse.

A primeira mesa redonda discutiu “O impacto econômico das discussões de seguro saúde no Brasil e no mundo”. Foram palestrantes, o ministro do STJ, Ricardo Cueva, advogado Rodrigo Dufloth, Presidente da FenaSaúde Solange Beatriz e a advogada Angelica Carlini. O painel foi mediado por Inaldo Bezerra e Milena Fratin. “

Na parte da tarde, após o almoço, o congresso continuou com a mesa “A era do diálogo: como evitar conflitos” que contou com a participação de Alexandre Palermo Simões e Annie Dymetman e foi mediada por Ana Rita Petraroli, Washington Luis Bezerra da Silva e Vivien Lys. “Esse painel teve o enfoque do que os players do mercado devem dialogar. O diálogo exige técnica e uma delas é o poder da escuta”, afirmou.

Ainda na parte da tarde, houve reunião dos grupos nacionais de trabalho que discutiram “Pessoas, previdência e meio ambiente: “decisões sustentáveis para um futuro com qualidade”, “Responsabilidade civil: “atualidades sobre o seguro de responsabilidade civil”, “Novas tecnologias e regulatório: “o desafio da regulação das novas tecnologias”, “processo civil, mediação e relações de consumo: “projeto da lei de seguros: aspectos processuais, consumeristas e impactos nos métodos de soluções de conflito”.

No fim do dia, aconteceu ainda um coquetel de confraternização para comemorar os 45 anos da AIDA Brasil.

FONTE: CQCS | Sueli Santos