Seguradora Sancor espera faturar 40% mais na próxima safra

Empresa argentina assegurou 1,4 milhão de hectares na temporada 2017/2018

Seguradora argentina Sancor espera aumentar em 40% a receita no segmento de seguro rural e em 30% a área coberta por suas apólices na safra 2018/2019. No ciclo atual, cujo calendário oficial termina em junho próximo, a companhia assegurou 1,4 milhão de hectares e deve contabilizar um faturamento de R$ 150 milhões.

O otimismo se baseia, entre outros fatores, na ampliação da presença no território nacional, explica o diretor geral Leandro Poretti. A companhia está expandindo a rede de atendimento – concentrada na região sul e um escritório em Minas Gerais – para São Paulo, Mato Grosso do Sul, norte de Mato Grosso e Pará.

“Nossas metas de seguro para milho safrinha e trigo para este ano estão cumpridas e já começamos a comercializar apólices para a próxima safra de soja”, garante o executivo, que conversou com Globo Rural durante a Expodireto Cotrijal, em Não-me-toque (RS).

A soja representa 65% do faturamento da divisão de seguro agrícola da empresa. Outros 20% vêm de culturas de inverno. A fruticultura responde por outros 12%. O restante vem de lavouras como o milho de segunda safra.

Segundo Poretti, a proposta é comercializar apólices adaptadas à cultura e condições de cada cliente e região. Além de atendimento rápido em caso de sinistro. Baseada em uma rede de agrônomos, a promessa é de que o produtor rural tenha a primeira vistoria dos danos em até 48 horas.

“A base de produto é a mesma, mas pode ser feita uma adaptação. Basicamente, são duas variáveis que mudam: a produtividade por hectare e o valor de hectare a ser coberto”, explica. “O mais importante é estar próximo do cliente quando houver sinistro”, acrescenta.

Parcerias

A Sancor foi fundada em 1945. O seguro agrícola entrou no catálogo da empresa há 25 anos. Doze anos atrás, foi iniciada a expansão dos negócios para o mercado internacional, a partir de Uruguai e Paraguai.

A chegada ao Brasil foi viabilizada por uma parceria com o sistema Sicoob no Estado do Paraná, conta o diretor. Desde 2013, a Sancor comercializa apólices em diversos segmentos, como proteções pessoais, veículos e patrimonial, além do rural.

Na agropecuária, a empresa fornece apenas seguro de risco climático. Mas há a intenção de ampliar para cobertura de renda e faturamento, diz o diretor geral da seguradora. “O mercado brasileiro ainda tem que amadurecer em seguro de danos antes de passar para outras modalidades”, avalia.

Segundo Leandro Poretti, a Sancor negocia seus produtos em parceria com cerca 40 cooperativas ligadas à produção agropecuária brasileira. Tem negócios também com outras instituições ligadas ao setor rural, como cooperativas financeiras.

A corretora de seguros do Sicredi é uma dessas parceiras em nível nacional. Para a cooperativa a Sicredi Seguros, representou não apenas a ampliação de produtos, mas de abrangência de atendimento. Até três anos atrás, a corretora tinha só um fornecedor de seguro rural, conta o analista de produto Pablo Emanuel Haack.

“A demanda estava maior do que podíamos atender. Com mais fornecedores ampliamos o leque de atendimento. A oferta de crédito rural cria um horizonte gigantesco de negócios para o seguro”, diz ele.

Fonte Revista Cobertura I  Globo Rural