Acionistas da Mapfre aprovam demonstrações do exercício de 2017

A Assembleia de Acionistas da Mapfre, realizada hoje (9) em Madri, aprovou as demonstrações da empresa correspondentes ao ano de 2017, exercício em que o Grupo obteve um lucro líquido de 701 milhões de euros.

Nesse sentido, foi aprovado o dividendo com base nos resultados do ano de 2017, que será de 0,145 euros por ação, com uma rentabilidade de 4,9% ao preço médio da ação do ano passado.

Dessa forma, a companhia pagará 447 milhões de euros aos seus acionistas, com base nos resultados do exercício de 2017, dedicando 63,7% do seu lucro a dividendos, cumprindo também o compromisso de destinar a payout entre 50 e 65%. Além disso, Antonio Huertas, Catalina Miñarro e Pilar Perales foram reeleitos como conselheiros.

Cumprimento dos objetivos estratégicos

No decorrer da assembleia, Antonio Huertas, presidente da empresa, analisou o plano estratégico 2016-2018, classificando sua execução como “positiva”, destacando algumas das iniciativas desenvolvidas. Por exemplo, em termos de transformação digital, foram executados mais de 200 projetos que contribuíram para digitalizar a relação com a empresa.

Por outro lado, Huertas indicou que a Mapfre continuará trabalhando para obter o melhor ROE possível durante o ano de 2018, e mantém o objetivo de oferecer um pay-out de entre 50 e 65%. Durante a assembleia, foi também anunciado que os acionistas da empresa poderão acessar os mesmos serviços de valor agregado oferecidos aos clientes, por meio do programa “Te Cuidamos Acionista”.

O presidente reiterou também que continua vigente o objetivo de continuar superando o mercado na maior parte dos países onde o grupo opera. Nesse sentido, recordou que nos últimos doze meses, a empresa acumulou um aumento de participação no mercado na metade dos lugares nos quais está presente, o objetivo do triênio é de crescer em 75% dos países.

Além disso, no que se refere à qualidade percebida, a empresa já analisou a avaliação dos clientes em 79% dos negócios (em relação aos 80% previstos no triênio) e supera a média de avaliação do mercado em 65% dos casos.

Nos dois últimos anos, a companhia economizou 114 milhões de euros como consequência do seu plano de redução de despesas, cujo índice ficou em 27,5% no encerramento de 2017 (em relação a um objetivo médio do triênio de 28%).

Por outro lado, na empresa, que foi reconhecida como Best Workplace em 9 países, 39% dos cargos de responsabilidade são ocupados por mulheres (em relação ao objetivo de 40% para o triênio). Quanto ao objetivo do triênio de contar com 2% de pessoas com deficiência no quadro de funcionários, o presidente anunciou que o grupo já o superou, tendo alcançado 2,1%.

Mapfre Open Innovation

Na análise estratégica realizada pela companhia, também foi apresentado o novo modelo de inovação com o qual a empresa torna-se mais forte diante da entrada de novos modelos de negócio no mercado, aumenta sua eficiência e acelera a mudança cultural na organização. Entre outros elementos, o modelo incluirá uma aceleradora de startups e um veículo de investimento.

Estes instrumentos servirão para buscar soluções disruptivas para as necessidades que venham a surgir no mercado segurador, principalmente relacionadas com o automóvel, o lar e a saúde. Este novo projeto será implementado por meio de um conjunto de plataformas de inovação e transformação, que integrará o modelo atual de inovação estratégica, juntamente com a inovação disruptiva. Será administrado por um comitê de Transformação e Inovação, que dependerá diretamente do comitê executivo.

Fonte: Revista Apólice