Seguradora francesa AXA compra americana por US$ 15,3 bi

Negócio cria gigante no segmento empresarial

PARIS – A seguradora francesa AXA anunciou nesta segunda-feira que comprará a americana XL por US$ 15,3 bilhões (equivalente a aproximadamente R$ 49 bilhões). O negócio criará uma gigante: será a maior companhia no segmento comercial, voltado ao mercado empresarial, de danos e acidentes (P&C, na sigla em inglês), com faturamento combinado de € 30 bilhões (aproximadamente US$ 36 bilhões).

Na transação, a AXA pagou US$ 57,60 por ação da XL, o que significa um prêmio de 33% sobre o valor da concorrente. O valor da compra fez as ações da francesa, negociadas na Bolsa de Paris, recuaram 10%, para 22,55 euros, o menor patamar em um ano, segundo a Bloomberg.

A compra da XL, que vende seguros para outras seguradoras, levará a uma aceleração da estratégia da AXA de encerrar suas operações próprias no mercado americano. “A oportunidade de adquirir o XL Group levou a AXA a revisar sua estratégia de saída para suas operações existentes nos EUA, que a AXA agora espera acelerar”, destacou a empresa em nota.

A AXA planeja para o primeiro semestre deste ano fazer uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no mercado americano.

O negócio está sujeito à aprovação de acionistas da XL e aprovações de órgãos reguladores. A expectativa é que a compra seja concluída no segundo semestre deste ano.

Fonte: Jornal O Globo