Mortes no trânsito aumentam após uso de maconha

Pesquisa leva em conta acidente no “dia da maconha”, que é celebrado em 20 de abril.

NA PLACA ESTÁ ESCRITO: “MACONHA, MAIS SEGURO QUE ÁLCOOL E FUTEBOL AMERICANO” CRÉDITO: CARLO ALLEGRI/REUTERS

Um aumento de 12% nas mortes no trânsito relacionadas ao uso de maconha foi registrada no dia 20 de abril nos Estados Unidos. Para entender o porque da data é preciso situar a questão. Na gíria, o horário de 4:20 é a hora internacional de fumar maconha, o que no método americano de marcar datas, onde o mês vem antes do ano, dá 4/20.

Segundo pesquisadores da Universidade de British Columbia, em Vancouver, no Canadá, a comparação foi com uma semana antes ou depois da data. De acordo com o pesquisador John Staples, nem sempre motoristas “chapados” são os responsáveis, mas eles contribuem para os acidentes.

Foram analisados dados de 1992 até 2016 que mostraram esse aumento nos casos após as 4:20 da tarde. Quando selecionados mortes de motoristas com 21 anos ou menos, o número sobe para 38%. Sempre comparando casos após às 4:20 e com uma semana antes e depois da data.

MACONHA X SUPER BOWL

O crescimento dos acidentes foi comparado com o domingo do Super Bowl, final do campeonato de futebol americano (NFL). Onde no caso, a euforia e a bebida seriam os fatores.

A preocupação com o uso de maconha associado à direção cresce nos Estados Unidos devido a liberação do uso recreativo. Atualmente seis estados permitem o uso como lazer para pessoas com mais de 21 anos. Contudo, em todos os estados é proibido dirigir um veículo após o uso.

Fonte: Jornal do Carro