IRB Brasil Re destaca o crescimento do segmento vida com o uso de telesubscrição

Elevar a participação do seguro de vida no mix de produtos é uma das metas do IRB Brasil Re para 2018, mantendo o ritmo de crescimento registrado no ano passado. Em 2017, as receitas totais do IRB somaram R$ 5,8 bilhões (+17,4%), sendo R$ 3,7 bilhões em prêmios emitidos no Brasil e R$ 2,1 bilhões no exterior. A venda de resseguro de vida se destacou em ambos, com crescimento de 7,9% no Brasil e de 35,1% no exterior.

Daniel Veiga, diretor de subscrição de riscos especiais do IRB, conta que contratar a telesubscrição, em 2013, foi um marco no crescimento do segmento para o ressegurador. “A subscrição mais especializada trouxe mais segurança, com entrevistas com profissionais de saúde especializados para o preenchimento do questionário de saúde, foi uma das estratégias para encorajar a atuação em segmentos novos, como doenças graves e diária por internação hospitalar.

Quatro anos depois, esses produtos de vida caíram no gosto do brasileiro. “Isso permitiu o crescimento da carteira de forma saudável e hoje já temos uma experiência que nos permite praticar preços competitivos”, afirma o diretor do IRB. ​

Para respaldar o crescimento das vendas de vida, o IRB transformou a gerência de vida em uma diretoria, que se dedica não só aos clientes instalados no Brasil, como também na América Latina.

Para 2018, o otimismo é grande. Além das seguradoras de vida, o IRB também aposta no apetite das seguradoras de riscos patrimoniais, que passam a priorizar a venda cruzada, com a oferta de seguro de vida, doenças graves e internação hospitalar para clientes de seguros patrimoniais, como carro, residencial, empresarial e saúde.

Outra frente de crescimento é incluir a subscrição para capitais menores, segundo Veiga. Isso é possível porque o custo de ofertar às seguradoras a telesubscrição está diluído no volume já alcançado nesses quatro anos de atuação. Em 2017, o grupo contabilizou 15 mil entrevistas na área de vida. A tecnologia também ajuda a reduzir o custo e entrar em novos mercados.

Uma das ferramentas em estudo é usar o Agility, uma plataforma que traz subscrição automática online para facilitar a venda por meio de corretores, lançada em janeiro pela Samplemed. “Trata-se de uma subscrição automática em coberturas de valor menor, dentro do conceito paperless (sem papel), Só isso já traz uma redução significativa de custo para as seguradoras.

A plataforma também proporciona maior capacidade de aceitação de novos clientes, utilização de regras inteligentes e seleção contra fraudes”, cita o médico e proprietário do grupo Samplemed Soluções Médicas, Jairo Waitman.

“Nos diferenciamos com a participação de equipe de subscrição própria para sugestão de pareceres de aceitação, treinamento continuo dos nossos colaboradores com empresa da área de comunicação e pelo uso de tecnologia de ponta em telefonia (ligações randômicas) e na transferência de dados, com cabo exclusivo com a operadora e por ofertarmos a possibilidade de conexão com outras áreas para realização de procedimentos complementares tais como exames laboratoriais, relatórios dos médicos pessoais”, afirma o médico e proprietário do grupo Samplemed Soluções Médicas, Jairo Waitman.

A Samplemed Soluções Médicas está há mais de 30 anos no mercado, com atendimentos médicos para avaliação de riscos em seguros de vida. Há 30 anos, o grupo criou a área de exames médicos, exames diagnósticos e atualmente, além desses produtos atua na área de treinamento e elaboração de pareceres na área de subscrição.

A tele-entrevista surgiu há seis anos e em 2017 os investimentos foram canalizados para a criação da Synergy, braço de tecnologia da Samplemed. O grupo também atua com atendimento a companhias recrutadoras na área de cruzeiros marítimos há 10 anos.

FONTE: Sonho Seguro