RS apresentou maior índice de recuperação de veículos em 2017

Mesmo encerrando o ano como o quarto estado com maior número de roubos e furtos de veículos (35.520 ocorrências), o Rio Grande do Sul também foi o com maior índice de recuperação: 75,44%.

“Este dado mostra que a inteligência da nossa polícia funciona e com certeza é algo que devemos nos orgulhar. Por outro lado, a falta de peritos faz com que muitos dos veículos recuperados fiquem parados aguardando perícia”, afirma o presidente do Sindicato das Seguradoras do RS (SINDSEGRS), Guacir Bueno.

Em dezembro, o Estado teve 2.673 casos de roubos e furtos, ficando na terceira colocação. Porém, o índice de recuperação neste mês foi de 77,59%. Deste total, 1.047 ocorrências foram registradas apenas em Porto Alegre, deixando a Capital em terceiro no ranking de cidades no mês.

“Embora tenhamos uma redução na comparação com anos anteriores, os dados continuam elevados, pois 2015 foi um ano extremamente atípico, com muito mais ocorrências que a média. Nos preocupa este cenário, pois acaba refletindo no preço pago pelas apólices”, afirma Guacir.

Ele lembra que na composição do preço do seguro entram em consideração muitos aspectos que variam de companhia para companhia como idade do condutor, hábitos de uso, modelo do veículo e localidade que reside o proprietário. “Isto explica, por exemplo, porque um mesmo veículo pode ter apólice com preço diferente em dois bairros da mesma cidade. Se o condutor for um jovem adulto, o preço é maior, pois há mais sinistralidade.

Como mulheres costumam ser mais cuidadosas, o seguro delas tende a ser menor, mas não são regras fixas”, salienta. Guacir destaca ainda que a presença do corretor é fundamental para a escolha do seguro que melhor cobre as necessidades de cada um. “O melhor seguro é aquele que contempla as necessidades particulares do usuário.

Algumas coberturas como roubos, furtos e incêndios são básicas, mas é possível acrescentar outras de acordo com o perfil de cada um”, conclui.

FONTE: SindSeg-RS