Equipamento pode reduzir preço do seguro de veículos

O deputado Lúcio Vale (PR/PA) apresentou um projeto de lei que inclui, entre os equipamentos obrigatórios dos veículos automotores, o sistema de frenagem autônoma de emergência. Segundo o parlamentar, essa medida trará, inclusive, um possível reflexo no preço final do seguro. “A introdução desse equipamento ensejaria possíveis e expressivas reduções dos atuais elevados preços dos seguros de veículos, com ganhos para as seguradoras e para a sociedade em geral”, argumenta o deputado.

Ele acrescenta que a proposta visa também a possibilitar a redução de acidentes no trânsito e o aumento da segurança dos veículos automotores.

Lúcio Vale lembra ainda que há, em todo o mundo, expectativa extremamente positiva a respeito desse equipamento e que as discussões avançam a passos largos na Europa e nos Estados Unidos, no sentido de tornar esse dispositivo obrigatório para todos os veículos automotores, já nos próximos anos. “Existem várias inovações que foram introduzidas apenas nos veículos mais caros oferecidos pelas montadoras, mas ainda não fazem parte da grande maioria dos veículos produzidos no Brasil.

Entre essas novidades, encontra-se o sistema de frenagem autônoma de emergência”, frisa o autor do projeto, citando estudo realizado no Reino Unido segundo o qual o número de acionamentos de seguro para reparo de carros de terceiros caiu 45% após a instalação desse sistema como item de série em todas as versões de um modelo de automóvel da fabricante Volkswagen.

FONTE: CQCS