#DPVATExplica: reembolso de despesas médicas e invalidez permanente

Alô, galera! Tendo como base os principais questionamentos que recebemos nas redes sociais do Seguro DPVAT, hoje iremos iniciar a série #DPVATExplica.

Você já sabe que uma das coisas mais legais do Seguro DPVAT são as suas múltiplas coberturas, certo? Para iniciar a nossa série, vamos falar de duas delas: a invalidez permanente e o reembolso de despesas médico-hospitalares (DAMS). Sabia que somente no mês passado, 72% do total de indenizações pagas foram destinadas à essas duas coberturas?

Afinal, quando a invalidez é considerada permanente?

Considera-se invalidez a perda ou redução da funcionalidade de um membro ou órgão após o acidente de trânsito. A característica permanente vem quando a recuperação ou reabilitação da área afetada é dada como inviável ao fim do tratamento médico, no momento da alta definitiva. Em 2017, essa cobertura respondeu por mais de 89% das indenizações, pessoal.

O que significa DAMS e quais são os critérios para reembolso de despesas médico-hospitalares?

“DAMS” é a sigla que usamos no Seguro DPVAT para nos referirmos à cobertura de reembolso de despesas de assistência médica e suplementares. Ela funciona da seguinte forma: quem pagou do próprio bolso por serviços médicos em consequência de um acidente de trânsito, como atendimento de emergência, uma cirurgia, exames, consultas, tem direito ao reembolso de até R$ 2.700. Essas despesas devem ser comprovadas mediante apresentação de notas fiscais/recibos originais, por isso, é importante guarda-las com carinho, viu?

Qual a diferença entre invalidez e reembolso de despesas médico-hospitalares?

Essa é uma das principais dúvidas que recebemos e a explicação é bem simples. Se após o acidente, a vítima gastou com medicamentos ou procedimentos de fisioterapia, ela poderá solicitar o reembolso dessas despesas. Caso no final do tratamento a vítima fique com sequelas em decorrência do acidente, é possível dar entrada na garantia de invalidez. A gente lembra que, tanto nos casos de invalidez permanente quanto no reembolso de despesas médicas, o beneficiário será a própria vítima.

Como faço para dar entrada?

Opa! É bem fácil. Basta reunir a documentação necessária a cada tipo de indenização (que você encontra  https://www.seguradoralider.com.br/Seguro-DPVAT/Como-Pedir-Indenizacao)  e ir a um dos mais de 8 mil pontos de atendimento autorizados por todo o Brasil. Para conferir o mais perto da sua casa, é só clicar https://www.seguradoralider.com.br/Pontos-de-Atendimento

Fonte: Viver Seguro no Trânsito