Agência regulatória da China toma controle de seguradora dona do Waldorf Astoria

A agência regulatória chinesa assumiu nesta sexta-feira o controle da Anbang Insurance, com o argumento de que isso era necessário para evitar o colapso da empresa, após atividades supostamente ilegais e a queda de seu executivo-chefe. A Anbang é a proprietária do histórico hotel Waldorf Astoria, de Nova York.

A Comissão Regulatória de Seguros da China publicou comunicado, datado do dia 12, no qual afirma que o conselho da Anbang será monitorado por um grupo de trabalho de reguladores durante um ano.

Já Wu Xiaohui, que comandou a Anbang até ser detido há oito meses, foi indiciado por levantar fundos de maneira fraudulenta e por abusar de sua posição.

Um porta-voz da empresa não quis comentar o assunto. As autoridades chinesas frearam a expansão da companhia já no ano passado, em meio a dúvidas sobre a sustentabilidade de um modelo de negócios que dependia da venda de produtos de investimento de curto prazo e da expansão para além da área de seguradoras. Fonte: Dow Jones Newswires.

IstoÉ Dinheiro