Volta às aulas? Confira algumas dicas para escolher o transporte escolar mais seguro

Chegou a hora da criançada voltar às aulas! Nesse período, a atenção dos pais deve estar voltada à segurança dos pequenos que dependem do transporte escolar. Para conferir algumas dicas sobre esse assunto, fique ligadinho no nosso post.

Conhecer bem o condutor

Atenção, pais: conhecer o motorista e o jeito que ele dirige é essencial! De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista da van ou do micro-ônibus de transporte escolar precisa ter mais de 21 anos, possuir habilitação na categoria D, não ter antecedentes criminais e deve ter passado por um curso de formação específica para a atividade, com atualização a cada cinco anos. Mesmo assim ficou com dúvida? Outra dica bem bacana é pedir referências para os pais de outros estudantes.

Segurança em primeiro lugar

Principalmente nos veículos de transporte escolar, a segurança é item indispensável! Por isso, além de utilizar os acessórios de segurança adequados à sua idade, como o cinto, as crianças também devem seguir algumas regras básicas como não ficar atrás do veículo, não se apressar para embarcar ou desembarcar e sempre respeitar o motorista. Por isso, os pais devem redobrar a atenção, sempre dando o exemplo.

O trânsito é o maior responsável pela morte acidental de crianças

É isso mesmo, galera! Somente em 2017, cerca de 500 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos perderam a vida em acidentes de trânsito, de acordo com indenizações pagas pelo Seguro DPVAT. Por isso, é importante escolher bem o transporte das crianças, afinal, a falta de segurança no trajeto de casa até a escola aumenta bastante as chances de acidentes.