Digitalização de documentos: mais tecnologia e facilidade para os beneficiários do Seguro DPVAT

A Seguradora Líder acredita que, através da tecnologia, é possível tornar o acesso ao Seguro DPVAT cada vez mais fácil e democrático aos seus beneficiários. Pensando nisso, a partir de agora, será possível digitalizar os documentos necessários para dar entrada no pedido de indenização já nos pontos de atendimento, possibilitando aos beneficiários que mantenham, em seu poder, a documentação original.

A implantação, realizada pela Superintendência de Projetos e Processos de Sinistro em parceria com a Diretoria Jurídica e de Gestão de Riscos e Tecnologia da Informação, reduz o prazo total da análise do sinistro e a diminuição de despesas com extravio de documentos. Além disso, a iniciativa melhora a qualidade, aumenta a produtividade e reduz custos, três dos principais objetivos da seguradora na busca contínua pelo aperfeiçoamento da operação do Seguro.

O Superintendente de Projetos e Processos de Sinistro, Ronigley Ferreira, contou um pouco mais sobre os benefícios trazidos pelo projeto. “Através dessa iniciativa, reduzimos o prazo médio do processo de indenização e, com isso, houve ganho de qualidade para o beneficiário, além de redução dos custos para a Companhia e desburocratização do ciclo de processos para os nossos parceiros”, disse.

E a Seguradora Líder não para por aí! A Companhia está preparando mais iniciativas que trarão uma série de vantagens para os beneficiários. “A segunda rodada desse projeto, por exemplo, será verificar quais os tipos de informações relevantes para o processo de indenização que também podem ser coletadas de forma eletrônica, dispensando o pedido da documentação, simplificando ainda mais o acesso ao Seguro DPVAT”, completou Ronigley.

O projeto piloto já foi implementado no último mês na Seguradora Líder, em seis seguradoras consorciadas; no Sindicato dos Corretores de Minas Gerais (Sincor-MG); e com corretores parceiros do Estado do Rio de Janeiro. Nas seguradoras consorciadas, as mudanças já estão sendo sentidas. Diogo Azevedo, da Gente Seguradora, falou sobre o impacto da digitalização, especialmente no processo de atendimento. “Além do ganho de performance na regulação do sinistro, o prazo para pagamento também terá ganho considerável. Será possível, também, informar o número do sinistro ao beneficiário no momento do atendimento”, destacou.

A previsão é de estender a implantação para todos os parceiros da Seguradora Líder ainda no primeiro trimestre deste ano.

Fonte: Seguradora Líder