Golpe no WhatsApp oferece plano de saúde gratuito

Um golpe do WhatsApp está fazendo novas vítimas. Desta vez, é oferecido um plano de saúde gratuito em nome da Unimed. A falsa promoção usa um método conhecido para enganar os usuários do aplicativo: um questionário disfarçado de pesquisa, seguido por um pedido por compartilhamento com amigos. O objetivo dos golpistas seria ganhar dinheiro com tráfego e instalações de apps ilegítimos.

O golpe, denunciado pelo pesquisador de segurança sênior da Kaspersky Fabio Assolini, teria origem em três sites enganosos, que solicitam o envio de notificações via navegador. Em seguida, é emitido um alerta de que o usuário seria o ganhador de um ano de plano de saúde gratuito.

O banner leva a uma página com três perguntas sobre hábitos do internauta, em um método muito similar ao utilizado no golpe do Make B. de O Boticário.

Em nota, a Unimed do Brasil, que representa institucionalmente as 346 cooperativas que atuam sob a marca Unimed, informa que são falsas as informações que circulam em aplicativos de mensagens sobre a disponibilização gratuita de planos de saúde em nome da empresa. A Unimed orienta as pessoas a não acessarem links suspeitos ou fornecerem informações pessoais.

FONTE: Revista Apólice via O Globo