Finanças angolanas autorizam venda de participação do banco BNI em seguradora

O Ministério das Finanças de Angola autorizou alienação de 90% da participação que o Banco de Negócios Internacional (BNI) detém na seguradora angolana Aliança Seguros, para “cumprimento” de “medidas regulatórias” sobre “boas práticas de governação corporativa”.

A informação consta de um despacho de 26 de janeiro, assinado pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, ao qual a Lusa teve hoje acesso, documento que adianta que aquela seguradora está em “processo de alteração da sua estrutura acionista”, com a “alienação de parte das suas ações a uma entidade gestora de participações sociais”.

A operar na área dos seguros de trabalho, vida e automóvel, a Aliança Seguros é uma das várias seguradoras a operar em Angola, e resultou de uma parceria que envolveu a comparticipação do BNI, banco angolano que detém uma sucursal em Lisboa, denominada BNI Europa.

A alienação agora ratificada pelo Ministério das Finanças angolano, já aprovada pela Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros, implica a venda de 90% da participação do BNI, correspondente a 1.800.000 ações detidas por aquele banco na sociedade Aliança Seguros.

“O BNI passa a deter, com as referidas transmissões, 9,985% do capital social, mantendo-se inalteráveis as participações sociais dos demais acionistas”, lê-se no mesmo despacho, que não adianta valores envolvidos no negócio.

Fonte: Diário de Notícias – Lisboa