Saiba qual o seguro de carro mais adequado para o seu bolso

Novos planos podem ser adaptados de acordo com as necessidades do proprietário.

Você sabia que um veículo é roubado ou furtado a cada minuto no Brasil? Só entre 2015 e 2016 mais de 1 milhão de carros tiveram esse destino, e os números só aumentam.

Mesmo assim, apenas 40% da frota nacional é segurada, o que significa que mais de 27 milhões de automóveis que circulam pelas ruas não têm proteção alguma, seja contra crimes ao patrimônio, acidentes ou outros sinistros que ocorrem no dia a dia.

Há algumas hipóteses que justificam a baixa adesão dos brasileiros aos seguros automotivos: a principal delas é a falta de hábito de adquirir esse tipo de proteção – apesar do seguro do carro ser relativamente conhecido por aqui, sua adesão ainda é baixa, e ainda menor quando consideramos outros tipos de seguro, como de residência, vida, entre outros.

A ausência da chamada “cultura do seguro” é agravada com a queda na renda provocada pela crise econômica, com muitos motoristas optando por cortá-lo do orçamento. O problema é que se desfazer da proteção ao veículo pode ser uma aparente economia que depois se transforma numa grande despesa.

A desaceleração da economia tem outro resultado perigoso: o aumento nos roubos e furtos de carros. Só no Rio de Janeiro, houve um crescimento de 43,9% nas ocorrências entre janeiro e agosto de 2017 em relação ao mesmo período de 2016. Ao abrir mão do seguro, os proprietários estão expostos à perda do patrimônio, o que resulta em redução da receita para os cofres públicos.

A outra consequência é a diminuição na segurança aos danos a terceiros, já que não há cobertura ao colidir com outro. Para se ter uma ideia, dados da seguradora Tokio Marine apontam que ela já devolveu a sociedade brasileira R$ 1,7 bilhão com pagamentos de indenizações, o que garantiu que as pessoas recuperassem seu patrimônio.

Preços para todos

Outra explicação para a baixa adesão dos brasileiros é o mito de que seguros são caros. No entanto, há diversas modalidades de planos, que podem se encaixar nas diferentes rendas e necessidades. Tem medo de perder o carro em um assalto? Há opções só contra furto e roubo. Sua preocupação são os acidentes? Há coberturas focadas nisso. Seu veículo é mais antigo? Você encontra planos para automóveis com mais de cinco anos de uso com preços bem mais baixos.

Ou seja, é possível que o proprietário adapte a proteção às suas necessidades, de acordo com o que é mais preocupante para ele, seja roubo, colisão, danos a terceiros, entre outros.

Com a necessidade dos proprietários de carros de terem acesso a seguros que caibam no bolso, as empresas passaram a oferecer diferentes produtos. É o caso da Tokio Marine que, além dos seguros tradicionais, mais completos, criou diferentes modalidades, incluindo versões mais compactas, como o Seguro Auto Popular e Auto Roubo + Rastreador. Conheça as principais vantagens de cada plano:

– Auto tradicional

Para quem quer uma proteção mais completa, a empresa oferece o Tokio Marine Auto, que tem diferenciais como possibilidade de isenção de franquia quando o usuário não é culpado pelo sinistro, indenização pelo valor do veículo 0km por 180 dias sem custo adicional, carro reserva quando o usuário for terceiro em outra seguradora e desconto na franquia quando contratadas despesas extraordinárias.

– Auto Clássico

Para os que procuram um seguro padrão com preços mais acessíveis, o Auto Clássico é o ideal. Nele o diferencial é o valor, até 6% mais barato, além da flexibilidade na contratação das coberturas e serviços, que você encontra em todos os planos, possibilitando diversas configurações.

– Auto Roubo + rastreador

Se você se preocupa muito com o aumento dos roubos e furtos de automóveis, a Tokio Marine criou um seguro justamente com esse foco, o Auto Roubo + Rastreador. Além de ser 50% mais barato do que os seguros tradicionais, ele conta com cobertura contra incêndio, roubo e furto, flexibilidade em contratar coberturas para terceiros e passageiros, além de serviços de assistência 24h, vidros, carro reserva e ainda tem rastreador grátis.

– Auto Popular

E por falar em preço, ele é o principal diferencial do seguro Auto Popular, focado em carros com mais de cinco anos e com utilização de peças novas compatíveis nos reparos. Nele está disponível uma cobertura inicial de colisão e incêndio até 50% mais barata do que os seguros tradicionais, além de cobertura opcional contra furto e roubo.

Nessa modalidade o cliente pode contratar entre 80% e 90% da tabela Fipe e tem duas franquias – uma para oficina referenciada e outra para oficina livre, com escolha somente no momento do sinistro.

Além disso, para todos os produtos, são oferecidas facilidades no pagamento com opções de 6 vezes sem juros para débito em conta e cartão de crédito ou em 4 vezes sem juros no boleto.

FONTE: G1