MAPFRE Saúde ensina cuidados essenciais com a pele no sol

Especialista orienta sobre como aproveitar ao máximo as férias de verão

Durante o verão, todo mundo quer aproveitar ao máximo o calor, o mar e a piscina, mas sem tomar os cuidados necessários com a exposição solar, a pele sofre, fica vermelha, arde, descasca e ressaca. Para a família toda aproveitar a temporada de férias, a MAPFRE Saúde lista alguns cuidados essenciais.

Sim! Filtro solar é aliado indispensável

Não tem desculpa, ninguém está imune aos efeitos dos raios UVA e UVB. Toda pessoa deve aplicar filtro solar, quanto mais clara a pele, maior deve ser o fator de proteção (FPS) utilizado. A aplicação deve ser feita pelo menos uma hora antes da exposição solar, e o produto deve ser repassado a cada duas horas ou após entrar no mar ou na piscina.

Não esqueça dos pés nem das orelhas! Para a boca, escolha um protetor labial.

Cuidados com os mais novos…

A pele das crianças sãos mais sensíveis, até os seis meses de idade a proteção deve ser feita com roupas, bonés e sombra, priorizando a exposição ao sol antes das 10h ou depois das 16h. Depois dessa idade, recomenda-se usar protetores solares apropriados para pequenos (linhas “baby”, “kids” e “infantil”). Nada de economizar! Aplique uma camada grossa do produto.

…e com os mais velhos

Os idosos também precisam de cuidados especiais com a pele, o protetor solar continua sendo fundamental. Além disso, é importante limpar a hidratar a pele diariamente e evitar ficar exposto ao sol nos horários de pico.

Acessórios também são legais

Protetor solar sozinho não faz o verão. A dermatologista Silvia Kaminsky, médica credenciada da MAPFRE Saúde, também lembra da importância de usar óculos de sol, chapéu com abas largas e beber bastante líquido. Também é melhor ficar embaixo do guarda-sol.

Para quem pretende praticar esportes ou brincar no sol, existem no mercado opções de roupa com fator de proteção solar.

Depois do sol

Quando o bronzeado acontece aos poucos e com uso de proteção, não há problema nenhum, mas pele vermelha e ardendo é sinal de agressão! Para controlar a situação é preciso reforçar a hidratação, já no banho prefira água fria e sabonetes glicerinados, passe longe de buchas e esponjas e escolha uma toalha macia para se enxugar.

Depois, utilize cremes pós-sol com ingredientes naturais como Aloe Vera (suaviza inflamações e irritações e nutre a pele) e camomila (rica em azuleno, calmante natural que minimiza o vermelhão da pele), que ajudam a suavizar as queimaduras sem descascar e diminuem a inflamação causada pelos raios ultravioletas.

Tá ardendo? Veja o que pode ajudar:

Aplique algodão embebido ou compressas com água gelada ou com chá de camomila e deixe agir por vários minutos. De tempos em tempos molhe novamente na água gelada para sempre manter a compressa fria. Além de beber bastante líquido para ajudar na hidratação da pele, mantenha uma alimentação saudável com frutas, legumes e verduras para ajudar na imunidade.

Tenha paciência com seu corpo, que vai se recuperar sozinho, e não volte a tomar sol até melhorar nem estoure as bolhas ou retire a pele que está descamando.

Insolação: depois da pele vermelha

A exposição excessiva ao sol também causa insolação. Os principais sintomas do problema são febre acima de 39°C, pele vermelha, quente e ressecada, dores de cabeça, respiração rápida e aumento no ritmo do coração, sede, enjoos seguidos de vômitos e diarreias e confusão mental. Nos bebês e nas crianças muito pequenas, outra característica que chama a atenção é o choro sem lágrimas.

Em boa parte dos casos, a insolação gera um desconforto passageiro. Normalmente, o tratamento consiste na diminuição da temperatura corporal, por isso, aconselha-se levar o paciente para um local fresco e arejado, remover o máximo de peças de roupas e promover a hidratação com muito líquido. Se possível, deve-se borrifar água fria em todo corpo do ou realizar compressas de água fria na testa, no pescoço, nas axilas e na virilha.

Se essas medidas não surtirem efeito em algumas horas, é necessário procurar atendimento médico.

Fonte: Silvia Kaminsky, médica dermatologista credenciada da MAPFRE Saúde.

 FONTE: CDN Comunicação