Os 10 principais temas das re/seguradoras mundiais em 2018, segundo estudo da Allianz

Veja uma lista da Allianz ebroker, do Reino Unido, dos temas que dominarão as discussões neste ano.

Brexit – Não houve uma grande clareza no que acontecerá com a estrutura legal da União Europeia no pós-Brexit. Na verdade, o mercado de seguros do Reino Unido foi largamente deixado no escuro. Os reguladores exigiram que as empresas estejam preparadas para a Brexit, mas não podem fornecer orientação sobre o cronograma ou a forma que a Brexit terá. Diante disso, as organizações não tiveram escolha senão se preparar para o pior cenário – um “desembarque desordenado” em março de 2019.

Por necessidade, eles precisaram se familiarizar com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). No entanto, estas regras são predominantemente relacionadas ao acesso ao mercado para comercialização de bens, o que não é a preocupação imediata dos serviços financeiros. As dúvidas pairam no ar, com as negociações permitirão à UE aceitar o regime regulamentar britânico pós-Brexit proposto? Caso contrário, as empresas devem de preparar para mudar as operações de negócios relevantes?

Proteção de dados – A contagem decrescente para o cumprimento do General Data Protection Regulation (GDPR), que substitui o Data Protection Act, tem nova cara, conforme o prazo de 25 de maio de 2018. A indústria precisará ter um maior controle sobre os dados que detém e a validação de por que é realizada e por quanto tempo. A questão-chave é: quão próximas as empresas estão em conformidade com seus requisitos e prazos? Agora não há espaço para diferir a ação.

O mercado de seguros deve examinar urgente a forma como trata os dados pessoais, avaliar e compreender as exposições organizacionais e tomar medidas para desenvolver e implementar documentação, processos e sistemas compatíveis com GDPR. Uma multa máxima de € 20 milhões ou 4% do volume de negócios anual por uma violação grave por si só deve ser suficiente para motivar qualquer seguradora em ação.

Ogden taxas – O anúncio, em fevereiro de 2017, do Ministério da Justiça do Reino Unido (MoJ) para transferir a Taxa de Desconto de Ogden de 2,5% para -0,75% foi um evento monumental. Basta observar os resultados do primeiro trimestre e semestre no mercado Foram suficientes para ver o impacto financeiro que a norma causou. No entanto, em uma vitória para o mercado de seguros, o governo anunciou em setembro que a taxa de desconto poderia ser estabelecida entre 0% e 1% sob o novo projeto de lei.

Soft market – Um cenário de seguro competitivo requer uma gestão de lucro de ciclo rigoroso. Isso significa cortar despesas e liberar reserva para equilibrar baixos retornos de investimento e baixo preço técnico de todas as classes de seguro. 2017 foi um ano com perdas significativas, como as inundações das tempestades. Para algumas seguradoras, será difícil fazer lucro, com compromissos que precisam ser feitos entre retenções e redução de custos de seguro.

Talvez oportunidades lucrativas possam ser encontradas na expansão dos limites da seguridade. A crescente economia está levando a riscos emergentes em todo o mundo nas áreas de tecnologia, meio ambiente, sociedade e política. Estes podem ser dominados por meio de novas soluções de seguros para mitigar potenciais de risco.

Regulamento – Não há dúvida de que o regime regulamentar do Reino Unido é mais desenvolvido, com recursos mais eficazes e mais intensivo do que nunca. Isto é demonstrado pelo recente anúncio da investigação da FCA sobre o mercado de atacado no Reino Unido e as disposições relativas ao Regime dos Gerentes Gerais entrando em vigor em 2018. Mais do que nunca, a liderança empresarial está sendo desafiada a equilibrar objetivos com os imperativos de regulamentação.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, existem etapas concretas que podem ser tomadas para efetivamente e com segurança alcançar esse equilíbrio. As atividades de prevenção, detecção e remediação são muito importantes. O que é claro, no entanto, é que uma abordagem “head-in-the-sand” é inaceitável.

Diretriz de Distribuição de Seguros (conhecido pela sigla IDD) – Embora as propostas para atrasar a implementação continuem, o IDD deve ser transposto para o direito interno do Reino Unido até 23 de fevereiro de 2018. O governo deixou claro que o Reino Unido implementará o IDD, independentemente das negociações em curso da Brexit. A diretiva foi desenvolvida com o objetivo de nivelar a concorrência para os distribuidores de seguros, ao mesmo tempo em que aumentou significativamente os padrões de conduta, melhorando a proteção do consumidor e possibilitando uma concorrência efetiva.

As mudanças propostas são significativas e, inevitavelmente, exigirá que os processos sejam atualizados, o que provavelmente levará algum tempo. A FCA deixou claro que pensa que as empresas deveriam estar se preparando para as mudanças agora, de modo que elas estejam preparadas para o novo regime assim que entrar em vigor.

Inteligência artificial/robótica – Nos próximos anos, a inteligência artificial (IA) e a robótica serão os facilitadores de transformação. Em alguns casos, aceitar essas tecnologias significará encontrar melhores maneiras de realizar os mesmos fins que antes. Em outros, significará prosseguir os fins que antes eram inatingíveis. Continua a ser visto quanto às economias de custos e às eficiências que o setor de seguros poderia alcançar uma vez que o potencial da AI/robótica foi desbloqueado. Também é difícil prever quaisquer implicações futuras para o pessoal como resultado de qualquer interrupção. No entanto, é uma aposta certa de que os que apostaram na inovação primeiro obterão as maiores recompensas em termos de relevância e rentabilidade.

Capital – Os reguladores estão exigindo níveis de capital cada vez mais integrados para evitar qualquer risco de queda de capital regulatório. O destaque de exigência de sólidos níveis de capital é que as seguradoras estão agora procurando formas de implantar esse excedente. A desvantagem é que, com uma maior atividade, o mercado pode ser vítima de um medo de perder mercado ou competitividade. Isso, por sua vez, pode levar a avaliações excessivas e a uma tomada de risco impulsiva.

Riscos cibernéticos – As empresas, o governo e a nossa vida diária estão cada vez mais digitalizados e dependentes da conectividade eletrônica. Isso está submetendo todos a uma evolução de riscos cibernéticos operacionais e de informação. Simplesmente refletindo sobre os incidentes cibernéticos WannaCry e Petya, as conseqüências potencialmente devastadoras de tais ataques em corporações globais podem ser entendidas.

Em termos do setor de seguros, as classificações a agência Fitch lançou um comunicado de imprensa em novembro, intitulado “Influência cibernética nas classificações da seguradora em geral gradual”, no qual afirmou: O seguro cibernético representa uma porcentagem relativamente pequena de negócios de seguradoras e as seguradoras estão tomando uma abordagem cautelosa para uma crescente cobertura, dada a incerteza sobre o potencial de reivindicações cibernéticas e sobre o preço de reivindicações.

Novos produtos – 2017 foi um ano interessante, com economia e divisão social precárias, tornando o mundo um lugar frágil. Há pressão sobre as companhias de seguros para disponibilizar produtos e entregar serviços que atendem às necessidades sociais e às novas expectativas de preços.

A indústria deve manter-se à frente para projetar os produtos apropriados, vendê-los de forma acessível e a um preço razoável. Se você não interessa aos seus clientes, eles vão deixar você e competir com seus concorrentes. A relevância é um alvo em movimento. Adaptar e evoluir com novas tendências da indústria, bem como realinhar táticas de “go-to-market” são fundamentais para se manter competitivo. Inovar para sobreviver.

FONTE: Sonho Seguro