Segmento de vida registra vendas de R$ 25,2 bi até outubro, segundo FenaPrevi

O mercado de seguros de pessoas, que inclui seguros de vida, de acidentes pessoais, viagem, educacional, entre outras modalidades de proteção, registrou R$ 2,96 bilhões em outubro de 2017, alta de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo os dados do balanço da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).

No acumulado de janeiro a outubro, o valor pago pelos segurados para contratação de coberturas para seus riscos pessoais foi de R$ 28,42 bilhões, alta de 12,49% em relação aos R$ 25,26 bilhões no mesmo período do ano anterior.

Os seguros coletivos de empresas oferecidos em forma de benefícios aos colaboradores, de sindicatos e associações de classes para adesão de seus associados, responderam por 76,0% do total pago pelos segurados para contratação de coberturas de seus riscos pessoais. Os planos individuais, contratados por pessoa física, representaram 24,0%.

Na análise de desempenho por modalidade de produto, o seguro de vida registrou R$ 1,12 bilhão em prêmios, correspondendo a um aumento de 6,47% em relação a outubro de 2016.
Alguns ramos apresentaram alta expressiva, com evolução acima de 10% no total de prêmios, quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Entre eles, estão o seguro prestamista (42,38%), seguro de vida resgatável (dotais) com 25,87% e o seguro educacional (15,12%).

O seguro prestamista, segunda maior carteira do segmento registrou alta de 42,38% e movimentou R$ 1,12 bilhão. No ano passado também em outubro, foi registrado R$ 1,05 bilhão.

O seguro de vida resgatável (dotais) também apresentou saldo positivo com crescimento de 25,87% e prêmios de R$ 464,49 milhões. No mesmo período em 2017, os prêmios foram de R$ 182,07 milhões. E o seguro educacional apresentou crescimento nominal positivo de 15,12% e prêmios de R$ 4,70 milhões, em relação aos R$ 4,08 milhões de outubro do ano anterior.

Fonte: Sonho Seguro