Diretoria de Ensino Técnico terá novos projetos em 2018

Área formou 4.800 novos corretores de seguros e promoveu eventos que somaram mais de 8 mil participantes.

Em 2017, a Diretoria de Ensino Técnico da Escola Nacional de Seguros alcançou, mais uma vez, sua meta de disseminar o conhecimento de seguros por todo o País.

Dirigida por Maria Helena Monteiro, a área formou 4.800 novos corretores de seguros e promoveu eventos que somaram mais de 8 mil participantes.

Nesta entrevista ao Acontece, Maria Helena falou sobre resultados recentes e novidades para 2018, que incluem mudanças no Curso para Habilitação de Corretores de Seguros e um novo Programa de Treinamento no Exterior.

A Diretoria de Ensino Técnico é responsável pela formação dos corretores de seguros em todo o Brasil. Como você avalia essa atividade neste ano?

Levando em conta os Cursos e Exames para Habilitação de Corretores de Seguros, formamos mais de 4.000 novos profissionais em 2017, o que pode ser considerado um ótimo desempenho, principalmente em um ano tão desafiador para a economia do País. Conseguimos manter um bom alcance geográfico do curso, ministrando-o em 56 localidades, de todas as regiões do País.

Nossos cursos técnicos, que permitem o aprimoramento dos corretores em ramos específicos, também alcançaram grande capilaridade. Parte disso se deve ao Ensino a Distância (EaD), que garante a capacitação mesmo àqueles que não tem acesso às nossas unidades físicas. Em 2017, tivemos 4.400 alunos nessa categoria, incluindo aulas presenciais e do EaD.

Aproveitando o tema Ensino a Distância, é sabido que a Escola vem dando especial atenção a essa modalidade nos últimos anos. Fale um pouco sobre os resultados do EaD.

Uma das metas da nossa Diretoria tem sido ampliar os programas de Ensino a Distância, e, em 2017, não foi diferente. Nossa Escola Virtual atualmente oferece 29 cursos e, neste ano, contabilizamos quase 7 mil matrículas, e promovemos cerca de 10 webinars. Realizamos atualizações constantes em nossos materiais interativos, videoaulas e manuais, sempre buscando oferecer aos nossos alunos as melhores e mais modernas ferramentas.

Além dos cursos, quais foram os destaques da Diretoria em 2017?

Tivemos uma ampla programação de eventos em todo o País. O ciclo de palestras gratuitas somou 157 encontros, sobre diversos assuntos de interesse do mercado, em 78 localidades, que alcançaram mais de 8 mil participantes.

Também realizamos seminários técnicos sobre temas específicos do setor, como Seguro D&O, Riscos Cibernéticos, Reforma da Previdência Social, RC e Riscos Complexos, que receberam, ao todo, cerca de 900 participantes.

Além disso, promovemos mais uma rodada das palestras em homenagem às mulheres, que, em 2017, apresentaram os resultados do estudo “Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil”. Foram 19 edições, em todas as regiões do País, assistidas por mais de mil pessoas, incluindo muitos homens. A cada ano notamos o aumento do interesse do público masculino pelas palestras sobre assuntos especialmente relevantes para o público feminino.

Outro projeto que merece ser mencionado é o Programa de Treinamento no Exterior, promovido em parceria com o Chartered Insurance Institute (CII), de Londres. Na edição deste ano, 14 profissionais brasileiros participaram do curso “Os Processos Técnicos do Resseguro”, realizado na capital inglesa.

E o que a Diretoria está planejando para 2018?

Nossa grande novidade para o próximo ano está no Curso para Habilitação de Corretores de Seguros, que passou por um processo de modernização. A grade curricular foi totalmente revisada, com inclusão de duas novas disciplinas voltadas para o lado prático da profissão: Gerenciamento de Riscos e Operações em Seguros.

Também foram incluídos novos conteúdos sobre Empreendedorismo, tema fundamental para uma boa atuação dos corretores de seguros.

Vale ressaltar que essas alterações foram a conclusão de um trabalho que se iniciou com uma pesquisa entre alunos e professores do CHCS, e grupos de discussão que se aprofundaram no assunto. Assim, acreditamos que a nova grade reflete não só os anseios, mas principalmente atende às necessidades dos corretores de seguros dos novos tempos.

Além disso, todo o material didático foi digitalizado e poderá ser acessado em múltiplas plataformas, como notebooks, celulares e tablets, conferindo ainda mais celeridade e flexibilidade aos estudos. O curso ganhou novas formas de pagamento, com possibilidades de parcelamento e condições facilitadas.

Uma outra novidade que teremos em 2018 é um novo Programa de Treinamento no Exterior, também em parceria com o CII, em Londres, só que sobre o tema “Gerenciamento de Riscos e Seguro”. O curso está previsto para acontecer entre 3 e 7 de setembro e esperamos abrir inscrições logo no início de 2018.

Fonte: Funenseg I Acontece