Os principais acontecimentos do mercado segurador brasileiro em 2017

2017 está quase chegando ao fim. Mas antes de nos despedirmos dele, a Revista Apólice convida você, internauta, a relembrar os principais acontecimentos do mercado segurador brasileiro, em um ano marcado por adversidades.

  1. Aon conclui aquisição da Admix

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprova, em janeiro, a aquisição da Admix Corretora e seu grupo de empresa pela Aon Brasil. Com a união das operações, a Aon passa a fazer a gestão de mais de 2,7 milhões de vidas em saúde e benefícios e coloca aproximadamente R$ 7 bi em prêmios no mercado de seguros, em todos os ramos, dobrando o tamanho de seu negócio de saúde e benefícios no Brasil. Saiba mais:

http://www.revistaapolice.com.br/2017/01/aon-conclui-aquisicao-admix/

  1. BTG desfaz contrato de venda da Pan Seguros

Em fevereiro, o BTG Pactual e CNP Assurances concordam em desfazer os contratos de venda da participação do BTG na Pan Seguros e na Panamericano Administração e Corretagem de Seguros e de Previdência Privada. De acordo com comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a decisão ocorreu “em virtude da impossibilidade de satisfação de determinadas condições precedentes à consumação do fechamento das operações de alienação à CNP Assurances S.A.”. Saiba mais:

http://www.revistaapolice.com.br/2017/02/btg-desfaz-contrato-de-venda-da-pan-seguros/

  1. Transferência de carteira Auto da AIG para a Porto

Em março, a Susep autoriza a transferência da carteira de automóvel da AIG para a Porto Seguro. O acordo de transferência foi assinado pela Porto Seguro em de setembro de 2016. Com a aprovação, a seguradora assume a carteira de 25 mil clientes da AIG. Saiba mais:

http://www.revistaapolice.com.br/2017/03/autorizada-transferencia-aig-e-porto/

  1. Acordo para recadastramento dos corretores

O Conselho Diretor da Susep aprova, em maio, a circular que trata do recadastramento dos corretores de seguros, capitalização e previdência complementar aberta, pessoas físicas e jurídicas. Realizado em parceria com o Ibracor, o recadastramento teve os prazos prorrogados: para os profissionais pessoa física, foi encerrado no dia 15 de dezembro. Já para os corretores pessoa jurídica, o processo terá início em 1º de março de 2018 e vai até 30 de agosto do mesmo ano. Saiba mais:

http://www.revistaapolice.com.br/2017/05/susep-recadastramento-corretores/

  1. Ciberataques acendem o alerta das organizações brasileiras

No mesmo mês, o megaciberataque WannaCry afeta mais de 300 mil computadores em 150 países – entre eles o Brasil – e acende o alerta das organizações, deixando claro que os hackers estão cada vez mais especializados em enganar os usuários e que as empresas não precisam se tornar vítimas para a cibersegurança ser uma prioridade. Saiba mais:

http://www.revistaapolice.com.br/2017/06/ciberataque-acende-o-alerta-das-organizacoes-brasileiras/

  1. D&O tem novas regras após Lava Jato

Também em maio, os seguros D&O ganham regras mais claras e específicas. A principal alteração estabelece que o produto pode ser contratado por pessoas físicas – quando o próprio executivo sabe dos riscos de seu cargo e quer se proteger. Anteriormente, com a publicação da circular nº 541/2016, de 2016, essa possibilidade havia sido vetada. Além disso, o seguro passa a cobrir multas e penalidades que os segurados venham a pagar. Saiba mais:

http://www.revistaapolice.com.br/2017/06/seguro-contra-erro-de-executivo-tem-novas-regras-apos-lava-jato/

  1. Nova marca de seguro Auto chega ao mercado

A Aliro Seguro, marca da Liberty Seguros, inicia em julho sua fase piloto. Os corretores convidados a participar do projeto puderam cotar e emitir apólices para novos clientes e renovações vindas da concorrência. Dois meses depois, em setembro, a marca lança para todo o país seus primeiros produtos focados nas pessoas que buscam seguros mais simplificados e acessíveis. Saiba mais:

http://www.revistaapolice.com.br/2017/07/nova-marca-seguro-auto-piloto/

  1. Encerrada liquidação da São Paulo Companhia de Seguros Gerais

A São Paulo Companhia Nacional de Seguros, que se encontrava em liquidação extrajudicial sob supervisão da Susep, tem falência decretada em setembro. Uma das principais consequências da decretação da falência é que a administração da massa falida não será mais conduzida por um liquidante nomeado pela autarquia, mas sim por um administrador judicial nomeado pelo juiz da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, que também irá efetuar a supervisão dos trabalhos do administrador judicial. Saiba mais:

http://www.revistaapolice.com.br/2017/10/liquidacao-sp-cia-de-seguros-gerais/

  1. Bradesco Seguros e Swiss Re iniciam join venture

Em outubro, o mercado de seguros tem contato oficial com o resultado da joint venture formada entre a Swiss Re Corporate Solutions e a Bradesco Seguros. Nessa parceria, anunciada ainda em 2016, a expertise global fica por conta da companhia suíça, que incentiva a criação de novos produtos e formas de atendimento com bases internacionais; e a seguradora brasileira coloca à disposição o seu ponto forte: o conhecimento regional e a aliança com os corretores de seguros. Saiba mais:

http://www.revistaapolice.com.br/2017/10/joint-venture-swiss-re-bradesco/

  1. Mercado sobe o tom contra a proteção veicular

No mesmo mês, a Câmara dos Deputados recebe corretores de seguros e representantes de associações e cooperativas para o debate do PL 3139/15, criado pelo deputado federal Lucas Vergilio, que visa criminalizar a operação de associações e cooperativas de auxílio mútuo que, de acordo com a visão do mercado segurador, seriam ilegais e ofereceriam riscos aos consumidores. Os defensores das alternativas às práticas do seguro tiveram lugar para expor as suas versões em uma plenária tomada tanto por simpatizantes desses modelos quanto por corretores. Saiba mais:

http://www.revistaapolice.com.br/2017/10/63141/

  1. Mudanças no seguro de RC de hangares e operações aeroportuárias

Em outubro, a Susep estabelece novas regras básicas para a comercialização do seguro de responsabilidade civil de hangares e operações aeroportuárias. A circular substitui e altera o normativo anterior, que havia sido expedido há 40 anos já que, desde então, ocorreram importantes mudanças em decretos e leis relacionados a seguros. Saiba mais:

http://www.revistaapolice.com.br/2017/10/mudancas-no-seguro-de-rc-de-hangares-e-operacoes-aeroportuarias/

  1. Relação entre a reforma trabalhista e o seguro garantia

A reforma trabalhista, que modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), entra em vigor em 11 de novembro trazendo novidades sobre a aceitação do seguro garantia judicial em processos trabalhistas. O seguro passa a ser expressamente previsto nos artigos 882 e 899 da CLT, pacificando a aceitação da modalidade na esfera judicial. Saiba mais:

http://www.revistaapolice.com.br/2017/11/reforma-trabalhista-preve-utilizacao-de-seguro-garantia-judicial-para-depositos-recursais/

  1. Eventos

O setor contou com diversos eventos ao longo de 2017. Destaque para o 22º Encontro de Líderes, em fevereiro; o 9º Congresso Estadual de Corretores de Seguros de Minas Gerais, em março; e o 8º Simpósio Paranaense de Seguros, em maio. Também foram realizados o 12º Encor, em agosto; a 8ª Conseguro, em setembro; e o 20º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, em outubro.

http://www.revistaapolice.com.br/2017/02/lideres-discutem-o-fortalecimento-das-instituicoes/

http://www.revistaapolice.com.br/2017/03/lideres-do-mercado-apontam/

https://www.revistaapolice.com.br/2017/05/como-os-corretores-podem-fazer-mais-e-melhor/

http://www.revistaapolice.com.br/2017/08/seguradoras-marcam-presenca-no-12o-encor/

https://www.revistaapolice.com.br/2017/09/mercado-de-seguros-busca-reconhecimento-do-governo-federal/

http://www.revistaapolice.com.br/2017/10/ha-muitas-oportunidades-mas-setor-precisa-se-reinventar/

Fonte: Revista Apólice I Amanda Cruz e Lívia Sousa