ANZ Bank vende braço de seguros de vida a Zurique por US $ 2,14 bilhões

O banco ANZ revelou planos na terça-feira para descarregar seu braço de seguros de vida para Zurique por Aus US $ 2,85 bilhões (US $ 2,14 bilhões), tornando a maior seguradora de vida de varejo australiana da Suíça por prêmios.

A seguir, o National Austrália Bank vende a maior parte do seu negócio de seguros de vida para o Nippon e o Commonwealth Bank do Japão derrubando seu braço de seguros para a AIA nos últimos anos, já que os principais credores da Austrália agilizam as operações.

A ANZ disse que a venda da One Path Life Austrália Holdings, sujeita às aprovações regulatórias, foi outro passo na sua estratégia de criar “um banco mais simples e melhor equilibrado focado em varejo e banca comercial na Austrália e Nova Zelândia”.

“Desde o início, nos concentramos em parcerias com uma organização de alta qualidade alinhada culturalmente à ANZ”, disse Alexis George, chefe do governo da Riqueza Executiva da ANZ. “Estamos satisfeitos por podermos oferecer aos nossos clientes acesso a produtos de riqueza de uma das principais seguradoras mundiais líderes e mais respeitadas”. Ele descreveu o negócio como um bom resultado para clientes e acionistas, citando o “compromisso de inovação e forte presença da Zurique na Austrália”.

Segue a venda da ANZ de seus negócios de pensões e investimentos da OnePath para a IOOF Holdings em outubro por Aus $ 975 milhões. As ações do banco foram 0.44 por cento mais altas em Aus $ 28.62 no comércio da tarde. – Ásia-Pacífico em pontos turísticos de Zurique – Todos os grandes bancos australianos estão lutando contra custos de financiamento mais altos e margens de juros mais baixas, com regras agora exigindo que eles mantenham mais reservas como um amortecedor contra o aumento das dívidas hipotecárias e os receios sobre empréstimos ruins.

Eles também enfrentam uma forte cobrança do governo para aumentar US $ 6,2 bilhões ao longo de quatro anos, com uma carga de 0,06 por cento sobre os empréstimos das cinco grandes – ANZ, Commonwealth, Macquarie, NAB e Westpac. A Commonwealth vendeu o seu negócio de seguro de vida da Austrália e da Nova Zelândia para a AIA por US $ 3,0 bilhões em setembro, enquanto a NAB recebeu US $ 1,7 bilhão da Nippon Life por uma participação de 80% em seu braço de seguros em 2015. Como parte do acordo, a ANZ e a Zurich entrarão em uma aliança estratégica de 20 anos para oferecer soluções de seguros de vida através dos canais de distribuição da ANZ.

Após a conclusão do negócio, financiado através de caixa e dívida e deverá ser finalizado no final do ano que vem, a Zurich será a maior seguradora de vida de varejo da Austrália, conforme medido por prêmios em vigor, com mais de 1,5 milhão de clientes ou 19 por cento de participação de mercado.

O acordo vem ao lado de uma série de aquisições da Ásia-Pacífico pela empresa suíça, cujo chefe executivo, Mario Greco, disse que era um bom ajuste para sua estratégia de crescimento. “O portfólio de produtos de varejo não tradicionais e rentáveis ​​da ANZ se encaixa bem com a estratégia de Zurique para se concentrar em proteção de capital-luz e negócios ligados a unidades”, afirmou.

O chefe da Ásia-Pacífico de Zurique, Jack Howell, disse que a região era um importante mercado para a empresa. “A Zurique destinou a região da Ásia-Pacífico a ser um importante motor de crescimento nas capacidades de distribuição e serviços, com base nas nossas aquisições recentes do negócio de seguros de vida de varejo da Macquarie e do Grupo Cover-More”, afirmou. “Importante, estamos adquirindo um negócio rentável (seguro de vida da ANZ) com clientes fiéis e um histórico de fluxos de caixa fortes e estáveis”.

Fonte: Jornal Opinião Goiás