DetranRS lança campanha para estrangeiros na II Jornada de Trânsito do Mercosul

Diretor do DetranRS (à direita) entrega lote de folhetos para o cônsul argentino Alejandro Funes Lastra – Foto: DetranRS

Durante a II Jornada de Trânsito do Mercosul, realizada em Uruguaiana na segunda-feira (11), o DetranRS lançou a campanha Informaciones para Extranjeros, voltada especialmente a condutores argentinos e uruguaios que ingressam em solo brasileiro durante o verão.

O diretor-geral da Autarquia, Ildo Mário Szinvelski, entregou ao cônsul argentino em Uruguaiana, Alejandro Funes Lastra, o primeiro lote de seis mil folhetos com informações sobre as normas de circulação no Brasil. Outros cem mil exemplares serão disponibilizados pela Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Frederico Antunes, que participou do evento.

A campanha terá também reforços na internet. A publicitária Alana Lacerda, da Assessoria de Comunicação Social da Autarquia, apresentou as mensagens que serão disseminadas via Facebook para argentinos e uruguaios. As mensagens convergem para o site informaciones.detran.rs.gov.br, que concentra todas as informações sobre a legislação de trânsito brasileira e sobre o pagamento de multas para condutores estrangeiros.

Acidentalidade e ações preventivas

A programação da II Jornada se iniciou com um painel dedicado ao panorama da acidentalidade no Mercosul e à socialização de experiências e ações preventivas. A mediação foi do deputado estadual Frederico Antunes. O painelista Gelson Benatti, da Assessoria Técnica do DetranRS, apresentou números do Rio Grande do Sul, evidenciando o pico de acidentalidade nas noites e madrugadas dos fins de semana e a alta taxa de envolvimento de caminhões em acidentes de trânsito. A maior acidentalidade em fins de semana também ganhou destaque na fala do comissário Mauricio Tort, da Polícia de Trânsito do Uruguai, que ressaltou que o cenário uruguaio é resultante do retorno de turistas da zona costeira. O painelista ainda salientou uma impactante informação de seu país, que contabiliza mais vítimas no trânsito do que por homicídios.

A importância da educação para o trânsito também foi pauta das apresentações da manhã. Fernanda Arreseigor, encarregada de Educação para o Trânsito de Paso de Los Libres, relacionou a prática nas escolas e nos processos de habilitação a uma taxa de acidentalidade menor do que a taxa de crescimento da frota na Argentina. Na mesma linha, a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do DetranRS, Laís Silveira, fez um resgate das ações promovidas pelo DetranRS por meio de sua Escola Pública de Trânsito e afirmou a necessidade de esse ser um trabalho contínuo, pois a educação é um processo que ocorre ao longo da vida.

O diretor-geral de trânsito de Rivera, Mauricio Gonzales, também reforçou a necessidade de um trabalho contínuo de educação e comunicação, o que, junto ao reforço fiscalizatório, viabiliza uma maior aceitação das leis de trânsito por parte da sociedade. Para o tenente-coronel José Nilo Correa Alves, Comandante Interino do Comando da Fronteira Oeste da Brigada Militar, e para o assessor da Diretoria Institucional do DetranRS, André Córdova, as instituições devem atuar complementando umas às outras, buscando os três estágios de atitudes preventivas no trânsito: educação e comunicação, fiscalização e, por último, sanções.

Transporte internacional de cargas

A necessidade de padronização de normas e procedimentos no que se refere ao transporte de cargas foi unanimidade entre os painelistas da tarde, coordenado pelo diretor Ildo Mário Szinvelski. Os regramentos para transporte de cargas no Brasil e na Argentina foram pauta das apresentações de Fernanda Arresseigor, da Argentina, Silvana Natividade, da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e Gladis Vinci, representante da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais – ABTI, que enfatizou a necessidade de os países pensarem juntos o transporte rodoviário internacional.

O representante da Direção Nacional de Transporte do Uruguai, Mario Rodriguez Denis, ressaltou as dificuldades em homologar medidas internacionais de transporte. A disparidade de legislações também foi destacada por Luciano Brites, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, que fez um resgate das normas brasileiras para o transporte de cargas, que incluem o exame toxicológico e a limitação da jornada. O chefe da 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal – PRF, Fabiano Goia, frisou a preocupação da PRF com tópicos como o transporte internacional de produtos perigosos e de alimentos.

Para Ildo Mário Szinvelski, “a busca de um alinhamento entre os países do Mercosul tem como propósito norteador a meta de reduzir pela metade as vítimas no trânsito até o ano de 2020, conforme Resolução da ONU que estabeleceu a Década de Ação pela Segurança no Trânsito”.

Promovida pelo DetranRS, a II Jornada de Trânsito do Mercosul teve apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Câmara Municipal de Uruguaiana, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – CODESUL, Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira do RS, Associação Brasileira de Transportadores Internacionais – ABTI e Sindicato dos Centros de Formação dos Condutores do RS.

Fonte: Detran/RS