Anunciados os vencedores do 7º Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga – Inovação em Seguros

A CNseg anunciou nesta quarta-feira (13/12) os vencedores do 7º Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga – Inovação em Seguros. A premiação ocorreu durante o tradicional almoço das lideranças do mercado, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

No total, 89 projetos foram inscritos nas três categorias do prêmio: “Processos”, “Comunicação” e “Produtos e Serviços”.

Segundo a CNseg, antes da definição dos vencedores, os autores dos projetos puderam fazer a defesa oral dos trabalhos no final de novembro, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Somente depois dessa etapa, foram apontados os 15 finalistas e, por fim, os três primeiros colocados de cada categoria.

Os vencedores de cada categoria receberam R$ 30 mil, enquanto os segundos e os terceiros colocados foram agraciados com R$15 mil e R$10 mil, respectivamente.

Na categoria “Comunicação”, Flávia Varga, do Grupo Banco do Brasil e Mapfre, conquistou o 1º lugar com “Campanha de Compensação de CO2”, que tem o objetivo de despertar a consciência ambiental dos segurados e da sociedade.

O grupo segurador se comprometeu a compensar as emissões veiculares de CO2 (dióxido de carbono) geradas durante o período de um ano, o equivalente a 20 mil km, para cada apólice de seguro de automóvel contratada no mês de junho.

O segundo colocado foi o projeto “Comunicação Digital — O Case do IRB Brasil RE no Mercado de Resseguros”, do IRB Brasil Resseguros, de autoria de Natalia Gomes Soares.

A terceira posição ficou com o trabalho “Next5”, da Liberty Seguros, de autoria de Luis Felipe Hissa Brussolo.

Já na categoria “Processos” o vencedor foi o projeto “Reembolso Digital”, da SulAmérica Companhia de Seguro Saúde. Criado por Fabiano Carraro, o trabalho visa a aprimorar a experiência do cliente com o reembolso de consultas médicas.

Em segundo lugar ficou “Auto Vistoria – Atendimento por Imagem”, da Liberty Seguros, de autoria de Marcos Chiconeli Bailer; e, em terceiro, “TI Colaborando para a Disponibilidade das Operações do Negócio”, da Bradesco Seguros, do autor Rodrigo de Freitas Sampaio de Melo.

Por fim, na categoria “Produtos e Serviços”, venceu o projeto “Seguro Equipamentos de Mobilidade”, da Sompo Seguros, criado por Cláudio Pellegrin Quaglia. A proposta visa a facilitar a inclusão de pessoas com necessidades especiais/mobilidade reduzida na cultura dos seguros.

Em segundo ficou o projeto “Consulta Médica à Distância”, da Bradesco Saúde, de autoria de Michele Ferreira Freitas de Andrade.

Já “Instrumentos Ligados a Seguros (ILS) Alpha Terra Validus I”, da Terra Brasis Resseguros, cujo autor é Rodrigo de Souza Lobo Botti, ocupou o 3º lugar.

O presidente da CNseg, Marcio Coriolano, explicou que o prêmio, além de reconhecer os melhores projeto, visa também a trazer novas ideias para o mercado. “O setor já começou inovando com Antonio Carlos de Almeida Braga, uma pessoa que colocou de cabeça para baixo esse mercado, não apenas em termos de objetivo, mas principalmente de ideias”, afirmou Coriolano.

Nesta edição, a Comissão julgadora foi composta pela economista Maria Eugenia Buosi; a defensora pública estadual Patrícia Cardoso Maciel Tavares; o professor de Economia da Unicamp Antônio Márcio Buainain; o gerente geral da Associação Palas Athena do Brasil, Julio Albuquerque Bierrenbach; o advogado e colunista do jornal Estado de S. Paulo, Antonio Penteado Mendonça; o ex-presidente nacional do Brasilcon, Bruno Miragem; o economista Sergio Besserman; o professor de Direito Constitucional da FGV – RJ Joaquim Falcão; e o economista e professor da UFRJ Helio Portocarrero.

Fonte: CQCS