Eficiência Operacional é tema de destaque na última reunião técnica de 2017 das Seguradoras Consorciadas

No dia 30 de novembro, foi realizada a última reunião de 2017 das Seguradoras que fazem parte do Consórcio do Seguro DPVAT, encontro periódico instituído pela Diretoria de Operações da Seguradora Líder neste ano com o objetivo de discutir práticas e iniciativas que fomentem a eficiência nos processos e operações de atendimento e regulação do Seguro.

O evento reuniu representantes de cerca de 20 empresas e tratou de temas importantes como o processo de digitalização dos pedidos de indenização recebidos pelas consorciadas no momento do atendimento.

Cristiane Ferreira, Diretora de Operações da Seguradora Líder, destacou que o fórum é um meio de aproximação e um espaço de definição de prioridades. “Definimos, em conjunto, medidas para garantir a eficiência operacional e soluções que tragam ganhos reais para os beneficiários, isto é, a sociedade”, comenta ela.

A Reunião das Seguradoras Consorciadas também é um espaço para compartilhar experiências bem-sucedidas de gestão. Alguns dos participantes – a exemplo de Gente Seguradora, Porto Seguros, Mongeral Aegon, Comprev, Aruana Seguros e Sabemi – puderam expor ideias, projetos em desenvolvimento, iniciativas já adotadas e que trouxeram ganho de tempo na análise de pedidos de indenização pelo Seguro DPVAT.

Algumas empresas apresentaram iniciativas para tratamento de pedidos inconsistentes – como a criação de equipes responsáveis por entrar em contato com os solicitantes para o esclarecimento das dúvidas e fim das pendências – ou práticas de Recursos Humanos para estimular a produtividade de seus colaboradores, como a criação de programas de incentivo.

Além disso, a Diretoria de Operações pôde apresentar a evolução de alguns indicadores de performance ao longo de 2017. “Nosso volume de pendências documentais reduziu em cerca de 30% neste ano, com iniciativas identificadas nas reuniões técnicas, para simplificações de documentos e/ou até eliminação, treinamentos presenciais, mudanças de formulários de pagamentos, entre outros temas”, reforça Cristiane.

Os bons resultados foram comemorados. Cristiane Ferreira, no entanto, reforçou ao longo de todo o evento que, para 2018, a meta é atingir 85% dos pagamentos de em até 30 dias da entrada dos pedidos. Para atingir esse resultado, a Seguradora Líder, juntamente com as seguradoras consorciadas, está desenvolvendo novas funcionalidades tecnológicas em seus sistemas.

As mudanças já estão em curso – atualmente numa fase de testes – e trarão redução de, no mínimo, 12 dias a menos no processo de regulação do sinistro, quando forem disponibilizadas para todas as empresas.

Fonte: Seguradora Líder