DetranRS orienta sobre Permissão Internacional para Dirigir

DetranRS orienta sobre Permissão Internacional para Dirigir

A época de viagens de verão está se iniciando e no ano de 2018, com a Copa do Mundo, a perspectiva de viagens internacionais aumenta. Com isso, cresce também a procura pela Permissão Internacional para Dirigir, documento emitido pelo DetranRS.

A informação mais importante para quem deseja obter sua PID é não deixar para providenciá-la às vésperas da viagem. O Detran gaúcho lembra que o documento pode ser solicitado por ocasião da renovação da CNH, quando da retirada desse documento no Centro de Formação de Condutores (CFC). A PID terá o mesmo prazo de validade da CNH e seu único custo adicional é a taxa de emissão, de R$ 57,60.

Já quem deseja fazer sua PID independentemente da data da renovação da CNH pode dirigir-se diretamente a um CFC. Para tornar ainda mais rápido o processo, pode levar a Guia de Arrecadação do Detran/RS Eletrônica (GAD-E) já paga. Ela pode ser impressa a partir do site www.detran.rs.gov.br, e o pagamento pode ser feito nos bancos indicados no site. Só então o usuário precisará dirigir-se ao CFC, levando sua CNH ou outro documento de identificação e comprovante de residência atualizado.

A Permissão Internacional para Dirigir é aceita nos 135 países signatários da Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário e também em países com princípio da reciprocidade. Entre esses estão alguns dos destinos mais procurados pelos brasileiros, como Estados Unidos, Reino Unido, França, Portugal, Espanha, Austrália, Canadá, México e países do Mercosul.

Embora a CNH também seja aceita na maioria dos países signatários da Convenção de Viena por até 180 dias a partir do ingresso no país, a PID pode facilitar a checagem das informações do condutor, não apenas em situações de fiscalização com agentes oficiais, mas também na hora de locar veículos, resgatar seguros e buscar agilidade nos atendimentos em casos de acidentes. O texto do documento é apresentado em oito idiomas (alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo).

Para saber mais sobre a PID, http://www.detran.rs.gov.br/conteudo/33779/perguntas-e-respostas-sobre-a-permissao-internacional-para-dirigir

Fonte: Detran/RS – Foto: Estela Baggio_DetranRS