Transportadora da Vida ganha novo formato e abre inscrições para 2018

O Setcergs, sindicato das empresas transportadoras do Estado, e o DetranRS apresentaram nesta segunda-feira (04) o novo formato do programa de qualificação e certificação Transportadora da Vida. A partir da próxima edição, que será a 12ª, serão realizadas diversas adaptações, buscando adequação ao momento econômico. Com foco no combate à acidentalidade, foram selecionadas quatro infrações ligadas à periculosidade, como o excesso de velocidade, para serem auditadas eletronicamente pelo DetranRS, como parceiro do projeto.

Representando o Sindicato, Gilberto Rodrigues falou no programa como uma fonte de benchmarking, permitindo às empresas comparar sua atuação, área por área, em relação às outras corporações. Lembrou ainda que os cases mais destacados serão publicados na revista do Setcergs, que tem grande penetração no setor.

“No que depende do DetranRS, haverá somente evoluções e adaptações necessárias, que gerarão avanços” comentou o diretor-geral da Autarquia, Ildo Mário Szinvelski. “É o caso da avaliação virtual, via plataforma moodle, que gerará não apenas economia de recursos como de tempo também. Em tempos que exigem adaptações, vencem os que souberem lutar melhor, sem perda de sua identidade empresarial”.

Evento em Uruguaiana

O diretor-geral do DetranRS aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a participarem da II Jornada de Trânsito do Mercosul, que terá lugar em Uruguaiana no próximo dia 11 para debater o transporte internacional de cargas, a acidentalidade e ações preventivas, com a presença de autoridades de trânsito da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e do Brasil.

João Silveira, coordenador de Projetos e Ensino Presencial do DetranRS, lembrou o caráter democrático do novo formato, pois as empresas realizam em parte uma “ auto auditoria”: “o programa Transportadora da Vida não pertence ao Setcergs, não pertence ao DetranRS. Ele é feito pelas empresas, que trabalham o ano todo para qualificar seus colaboradores e suas comunidades”. O programa é visto por ele também como mais simples, objetivo e focado na acidentalidade.

Roberta Bernardon, do Setcergs, explicou que as inscrições estão abertas inclusive para empresas que desejarem optar pela certificação e que não vão concorrer à premiação nesta edição. “A partir de agora teremos uma única empresa como destaque ouro, prata e bronze. A certificação será conferida às empresas que obtiverem ao menos 70% dos itens do check list, que abrangem gestão de pessoas, meio ambiente e segurança do trabalho, gestão operacional e treinamentos. Já a premiação será formada, além desses itens, por um estudo de caso sobre educação para o trânsito e os já citados indicadores de desempenho no trânsito, ou o menor número de autuações em infrações como excesso de velocidade, excesso de peso, evasão de balança e não apresentação de condutor infrator”.

Orientação, informações e inscrições

Como exemplo dos materiais pedagógicos disponibilizados gratuitamente pelo DetranRS às empresas, a pedagoga Sinara Soares apresentou uma mini palestra com vídeos sobre as escolhas positivas e negativas que diariamente fazemos, na vida e no trânsito, e suas consequências.

Setcergs e DetranRS convidaram as empresas transportadoras a se tornarem parceiras na luta pela qualificação e redução da acidentalidade. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail transportadoradavida@detran.rs.gov.br ou pelo fone 51 3288 2042.

Fonte: Transportadora da Vida – Foto: Setcergs e DetranRS