Seguros agrícolas já estão disponíveis

Desde ontem que já é possível aos agricultores da Madeira terem acesso aos seguros agrícolas. Uma promessa do Governo Regional que agora é realidade. O apoio inscrito é de cerca de 700 mil euros, na sua maioria financiado ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Regional da Madeira (PRODERAM).

O mecanismo visa assegurar uma indenização aos agricultores cujas produções sejam afetadas por fenômenos climáticos adversos, nomeadamente, chuvas fortes, ventos fortes, granizo e incêndios, sendo que neste último há a particularidade de abranger produção e plantas. Trata-se do seguro mais abrangente em vigor em todo o território nacional.

Segundo fez saber o secretário regional de Agricultura e Pescas, a entrada em vigor do seguro de colheitas reveste-se de grande importância para assegurar rendimento aos agricultores. “Trata-se de uma promessa do Governo Regional em prol da defesa dos agricultores, que com esta medida terão assegurado parte do seu rendimento caso as suas produções sejam afetadas por intempéries”, disse Humberto Vasconcelos, adiantando que os seguros foram sempre uma prioridade do Governo Regional.

O seguro pago pelo agricultor será suportado em parte pelo PRODERAM: 62% caso se trate de um seguro individual e 65% caso seja um seguro coletivo, com a particularidade do agricultor apenas pagar o que não é suportado pelos fundos comunitários. Posteriormente a entidade seguradora irá ser ressarcida pelo IFAP (Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas). 15% do prêmio do seguro é suportado pelo Orçamento Regional.

A implementação deste seguro será um meio para incentivar a competitividade da agricultura, promover a gestão de risco, compensar e minimizar as perdas provocadas por fenômenos climáticos adversos, sobre o rendimento da atividade agrícola. Face ao modelo agora apresentado pela Região, os Açores já mostraram interesse em seguir esta portaria regional, por ser mais abrangente ao nível da sua cobertura.

Fonte: Diário de Notícias