Prepare-se para as viagens de fim de ano com seu carro

Com a chegada das festas de fim de ano, o volume de veículos nas estradas aumenta e a chance de acontecerem acidentes também. Apenas no ano passado, a Polícia Rodoviária Federal registrou 2.769 acidentes nas rodovias federais que cortam o país, durante as festas de fim de ano.

Mas um pouco de planejamento pode ajudar a diminuir os riscos de colisões e acidentes. Para isso, a Bidu, corretora de seguro online, listou os principais itens que precisam ser revisados para que a viagem tenha segurança e tranquilidade. Confira:

Troca de fluido de freio

O fluido é responsável por transmitir a força do pedal até as rodas, e uma das suas principais características é absorver a umidade do ambiente. A troca do fluido é necessária pois o excesso de água pode prejudicar o sistema geral de frenagem, impedindo seu bom funcionamento e comprometendo a segurança do seu carro. Principalmente em estradas, o tempo de frenagem é muito importante para diminuir a chance de um acidente.

Alinhamento dos pneus

Por serem os únicos itens do carro que tocam o solo, os pneus devem sempre ser alinhados para que o contato seja uniforme e garanta condições de dirigibilidade adequadas. Se os pneus começarem a “cantar”, ou se o veículo estiver puxando muito para um lado, saiba que esses podem ser sinais para realização do alinhamento.

Balanceamento

Tão importante quanto o alinhamento, o balanceamento do carro ajudar a manter os conjuntos de rodas e pneus equilibrados, garantindo a estabilidade do veículo. Quando começar a sentir vibrações frequentes no carro, é o momento de balancear os pneus. Além de manter a segurança, o balanceamento prolonga a vida útil dos pneus e dos itens de suspensão.

Troca de óleo e do filtro de óleo

A troca de óleo deve ser feita periodicamente. Após algum tempo de uso, ele pode ficar sujo e com partículas que interferem na capacidade de lubrificação, o que pode causar danos ao automóvel. Quanto ao filtro, responsável pela retenção de impurezas, é preciso trocá-lo para evitar que o acúmulo de sujeiras prejudique a passagem do óleo, o que causaria danos ao motor.

Verificação de estepe

É importante, além dos pneus que estão sendo usados, constatar se o estepe está devidamente calibrado, sem furos ou se não está gasto. Em uma eventual necessidade, seu pneu reserva deve estar em condições suficientes para não te deixar na mão.

Higienização do ar-condicionado

Importante para sua saúde também, já que o ar-condicionado acumula fungos, bactérias e diversas outras impurezas ao longo do uso. A manutenção deve ser feita nos filtros, que acumulam sujeiras trazidas com o ar. O ideal é que a limpeza seja realizada nos meses mais frios do ano, para que o sistema esteja em boas condições na chegada do verão.

Lâmpadas

É preciso checar todas as lâmpadas, entre elas as luzes de freio, ré, faróis e lanternas. Além de ser perigoso, se alguma delas estiver queimada, você pode levar multa.

Seguro auto

Ter um seguro para seu veículo é um fator necessário para viajar em paz. Aliás, garantir que seu carro está seguro em todos os trajetos que você fizer é essencial, principalmente quando você pretende utilizar muito o veículo durante a viagem. Por isso, é importante contratar um seguro que cubra longas distâncias e todos os tipos de sinistro, como pane seca, roubo, furto, acidentes e até perda total. Não se esqueça de mantê-lo em dia para qualquer imprevisto que possa acontecer na viagem.

Fonte: Revista Apólice