Comissão da OAB-SP realizará debate sobre o PL de Contrato de Seguro

A Comissão de Direito Securitário da OAB-SP promoverá debate sobre o Projeto de Lei de Contrato de Seguro (PLC 29/2017) no dia 7 de dezembro, das 9h30 às 13h, no auditório da CAASP, na Rua Benjamin Constant, nº 75, centro da capital paulista. Diversos especialistas convidados discutirão pontos polêmicos do projeto a partir das conclusões de estudos realizados pela Comissão, desde a sua constituição, em 2010.

O PLC 29/2017, atualmente em discussão no Senado Federal, tem sua origem no PL 3.555, apresentado na Câmara dos Deputados em 2004. Ao longo de 13 anos de tramitação, o projeto passou por diversas alterações, mas ainda não atingiu o consenso no âmbito do mercado de seguros.

Para Debora Schalch, presidente da Comissão de Direito Securitário da OAB-SP, embora o PL de Contrato de Seguro tenha sido elaborado com o intuito de garantir maior proteção ao consumidor de seguros, isto precisa ser feito com mais equilíbrio, a fim de que o excesso não prejudique um mercado que caminha bem, até mesmo em períodos de crise econômica, como a atual.

Segundo a advogada, o PL trata, por exemplo, os pequenos consumidores de seguros massificados, como automóvel, saúde, residência etc., da mesma forma que os grandes consumidores, como o governo e organizações que compram seguros de garantia, riscos de engenharia, D&O etc. “O projeto não faz distinção entre um e outro. Mas, é preciso haver equilíbrio”, reitera.

O evento também debaterá outros pontos controversos do PLC 29/2017, como a inclusão do resseguro na Lei de Contrato de Seguro, as novas obrigações de seguradoras no processo de regulação de sinistros e as mudanças nas regras de arbitragem em seguros.

Programação

“Apresentação e debates dos Estudos da Comissão de Direito Securitário sobre o PL 29/2017 – Projeto de Lei de Seguros”

Dia 7 de dezembro (quinta-feira), das 9h30 às 13h, na Rua Benjamin Constant, nº 75, Centro, S. Paulo (SP)

Inscrições: no site da OAB-SP

Fonte: Revista Apólice