Faltando 22 dias para o final do prazo, 14,8 mil corretores se recadastraram

Restando apenas 22 dias para o final do prazo estabelecida pela Susep para o recadastramento dos corretores de seguros (15 de dezembro), o Ibracor informa que, até agora, 14.828 profissionais foram recadastrados, após deferimento do pedido pela Autarquia.

De acordo com a autorreguladora, 3.403 pedidos ainda não foram finalizados e 9.523 estão em “Exigência”, “Exigência Preliminar” ou “Revisão Segunda Exigência”.

Para alertar os corretores, a Susep divulgou comunicado lembrando que o não recadastramento no prazo estabelecido “implica na suspensão do registro”, conforme prevê o art. 6º, da Circular 552/17.

Segundo o superintendente da Susep, Joaquim Mendanha de Ataídes, a autarquia e o Ibracor estão “debruçados no processo de recadastramento porque o órgão supervisor precisa manter a sua base de dados organizada e segura com as informações cadastrais dos profissionais atualizadas”.

A Susep advertiu ainda para o risco ao qual estão expostos os corretores de seguros que são os responsáveis técnicos em sociedades corretoras. Isso porque, caso o corretor pessoa física não realize o processo de recadastramento este ano, o mesmo ficará impedido de atuar como o corretor responsável.

A autarquia esclareceu, contudo, que os corretores que finalizarem o pedido de recadastramento dentro do prazo e o mesmo permanecer em análise, não serão prejudicados e os seus registros continuarão ativos até a conclusão da análise.

Já o Ibracor lembrou que, ao dar entrada com o pedido de recadastramento no portal da Susep (http://www.susep.gov.br/), o corretor precisa estar atento a todos os passos do processo: preencher seus dados nos campos indicados, salvar o cadastro e verificar o recebimento de dois e-mails da Susep.

O primeiro e-mail informará o número do seu pedido e o segundo trará um link, no qual o solicitante deverá clicar para realizar a confirmação do seu pedido e poder continuar com o processo. “O acompanhamento do pedido de recadastramento é importante e imprescindível”, observa o Ibracor

Para mais informações, os corretores devem entrar em contato através dos telefones disponibilizados pela Susep (21-3233-4146) e pelo Ibracor (21-3509-7070).

Fonte: CQCS