Balada Segura já atinge 56,7% da população gaúcha

São Borja e Sapucaia do Sul são os mais recentes municípios que chegam para reforçar a rede da Balada Segura no Estado este ano.  As súmulas dos convênios para fiscalização da alcoolemia ao volante foram publicadas no Diário Oficial do Estado em 04 de outubro (São Borja) e 1º de novembro (Sapucaia do Sul). Assim, o Rio Grande do Sul chega a 33 municípios conveniados, atingindo 56,7% da população gaúcha.

Na etapa seguinte – após a assinatura do convênio – os agentes de trânsito municipais passam por treinamento com agentes do DetranRS, onde é ressaltado o conceito de abordagem cidadã, realizada nas blitze da Balada Segura.

A Balada Segura, implantada em 2011 em Porto Alegre, está presente também em Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Uruguaiana, Pelotas, Alvorada, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Carazinho, Cruz Alta, Eldorado do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Bagé, Lajeado, Caxias do Sul, Gravataí, Estância Velha, Itaqui, Camaquã, Viamão e Cachoeirinha, além de São Borja e Sapucaia do Sul, recém conveniadas. Somadas as populações dos 33 municípios, chegamos a 6.400.575 de pessoas atingidas, mais da metade da população do RS (11.286.500), conforme dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE/RS).

Como aderir

A intenção do DetranRS é expandir essa rede. Para aderir à Balada Segura, o município deve estar integrado ao Sistema Nacional de Trânsito e possuir um sistema de fiscalização de trânsito organizado, com agentes próprios. Deve, ainda, enviar ao DetranRS a documentação exigida para a realização do convênio.

Os municípios conveniados recebem materiais e equipamentos para a realização das blitze (tendas, balão, mesas, cadeiras e etilômetros), treinamento específico com foco na fiscalização da alcoolemia para os agentes de trânsito municipais, além de todo o suporte técnico para a implementação da Balada Segura. Municípios podem solicitar mais informações e tirar dúvidas sobre o programa pelo e-mail baladasegura@detran.rs.gov.br.

Fonte: Detran RS