Empresas se engajam pela educação no trânsito no Brasil e no mundo

Você já sabe que a segurança é assunto sério para todos os personagens do trânsito, não é mesmo? Diferentes empresas do Brasil e do mundo também sabem disso e estão investindo cada vez mais na conscientização de seus públicos com campanhas bem bacanas.

Hoje, a gente traz o exemplo da Ambev e da americana AT&T, que criaram ações diferenciadas com o intuito de promover a reflexão sobre atitudes no trânsito que podem gerar consequências graves e provocar acidentes.

No trânsito, nunca estamos sozinhos. Por isso, o motorista deve dedicar todo cuidado e atenção ao conduzir o veículo. É com essa mensagem que a campanha “It Can Wait” (“Isso pode esperar”, numa tradução livre), criada pela AT&T, aborda o tema. Lançada em agosto de 2016, a ação teve início com um vídeo impactante intitulado “The Unseen” (“Despercebido”), contando a história de um pai que, dirigindo o carro com uma criança no banco de trás, recebe uma notificação de mensagem no celular. O final é surpreendente. Para conferir a história completa, https://www.youtube.com/watch?v=hVEBJxS2J_Y   e depois conta para a gente nos comentários o que achou.

Além disso, a empresa desenvolveu um site sobre a campanha e um aplicativo gratuito que permite silenciar mensagens de texto, ligações e alertas para que o motorista mantenha o foco em dirigir, enquanto conduz o veículo. Para conferir, entre https://www.itcanwait.com/

Já a Ambev, uma das maiores empresas do segmento de bebidas do nosso país, desenvolveu um estudo sobre a segurança no trânsito no Brasil. O material apresenta estatísticas com base em informações de análises próprias e compara com dados globais da Organização das Nações Unidas (ONU).  O objetivo? Contribuir para a produção de políticas públicas efetivas de combate a acidentes no Brasil. Olha que legal, pessoal!

Outro exemplo que a gente trouxe para você veio direto da Cidade Luz, Paris! O Serviço de Segurança Rodoviária da França inovou ao criar uma campanha chamada “Colisão Virtual”. Por lá, as estatísticas são alarmantes: 4.500 pedestres perdem a vida em acidentes de trânsito anualmente. Para chamar a atenção dos parisienses, um totem emitia som de freada brusca quando o pedestre cruzava o sinal vermelho ou não atravessava na faixa, assustando quem desrespeitava a sinalização. Na sequência, a peça também tirava foto e flagrava a expressão do desavisado. Foi uma ação ousada e impactante, mas bem oportuna para chamar a atenção de moradores de uma metrópole tão sofisticada quanto Paris. Fica a dica para conferir o link da campanha entre

Todas essas ações são muito importantes quando vemos que, de acordo com dados do Seguro DPVAT, somente no terceiro trimestre de 2017, o número de casos de morte no trânsito apresentou crescimento de 29% em relação ao mesmo período do ano anterior. Sabemos que ainda há muito a ser feito quando o assunto é educação de motoristas, motociclistas e pedestres, mas com inspirações tão legais como essas, acreditamos que a gente chega lá.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito