Secretaria da Saúde alerta para presença de escorpião em Porto Alegre

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre emitiu um alerta sobre a existência do Escorpião Amarelo (Tityus serratus) na Capital. O veneno do animal possui ação neurotóxica, necessitando de atendimento médico, pois pode causar acidentes graves, com risco de vida. A Secretaria indica especial atenção a crianças de 0-9 anos, idosos e imunocomprometidos.

Segundo o comunicado, “em casos de acidentes com escorpião, a vítima deverá ser encaminhada imediatamente ao Hospital de Pronto Socorro do Município (HPS). O paciente deve receber a classificação de risco VERMELHA para o atendimento.

O escorpião amarelo costuma ser encontrado em locais frescos e escuros, em frestas de parede, pedaços de madeira, restos de construção, entulhos, ralos, esgotos, caixas de gordura, tanques, encanamentos, caixas com verduras, legumes e frutas, sapatos, roupas, camas, travesseiros, cortinas e alimenta-se de baratas. Em caso de presença do animal, a orientação é evitar contato e informar a localização através do telefone 156. Em caso de acidentes com o animal, é possível buscar informações junto ao Centro de Informações Toxicológicas da Secretaria Estadual de Saúde (CIT/RS) através do telefone 08007213000.