Rádio CNseg: 5º Colóquio de Proteção e Defesa do Consumidor de Seguros é tema do ‘Fala Presidente’

No programa, Marcio Coriolano aborda o encontro, que ocorre hoje e amanhã em Belo Horizonte; ´Entrevista Especial` traz o assessor de Reformas Microeconômicas do Ministério da Fazenda

O 5º Colóquio de Proteção e Defesa do Consumidor de Seguros, que se realiza hoje e amanhã em Belo Horizonte e faz parte do Programa de Educação em Seguros, é o tema do “Fala Presidente” desta segunda-feira. Nele, o presidente da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, destaca as principais atrações do encontro, que reúne representantes do mercado segurador, do governo e de entidades de defesa do consumidor. “O setor de seguros tem particularidades que o tornam muito complexo para a população com o um todo”, diz Coriolano. “Não é à toa que a gente dá uma importância tão grande para este colóquio. ”

Outro destaque da semana é a “Entrevista Especial” que vai ao ar amanhã com o chefe da Assessoria Especial de Reformas Microeconômicas do Ministério da Fazenda, João Manoel Pinho de Mello. Ele fala sobre as medidas que o governo vem tomando para aumentar a produtividade da economia, como a reforma trabalhista e a diminuição do spread bancário. ”Toda essa agenda olha transversalmente a economia para melhorar a produtividade de todos os setores e fazer com que nós possamos produzir mais. ”

Nesta segunda, no “Minuto da Capitalização”, o diretor executivo da FenaCap, Carlos Alberto Corrêa, comenta o desempenho do segmento de capitalização até o mês de julho. Corrêa destaca o aumento de 4,9% no valor de prêmios distribuídos em sorteios. “Isso significa R$ 641 milhões de prêmios em dinheiro a clientes sorteados. Equivale a R$ 4,3 milhões por dia útil”, afirma.

Terça-feira, no programa “O Seguro na Sua Região”, o presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul, Guaci Llano Bueno, fala sobre os resultados mais recentes do mercado segurador local e sobre as perspectivas para 2018.

No mesmo dia, no quadro “Qual é a Dúvida? ”, o presidente da Comissão de Garantia Estendida e Afinidades da FenSeg, Marco Garutti, responde à pergunta de um ouvinte sobre se o seguro do celular cobre a queda acidental do aparelho dentro de uma piscina.

Na quarta-feira, o presidente da Federação Nacional dos Corretores (Fenacor), Armando Vergílio, aborda no “Conheça os Seguros Gerais” o projeto de lei que proíbe a comercialização da chamada proteção veicular, conhecida como seguro pirata. Nesse mesmo dia, vai ao ar o quadro “Inovação e Sustentabilidade”.

Já na quinta, o “Por Dentro da Saúde Suplementar” transmite a segunda parte do painel que debateu, na 8ª Conseguro, a proteção do consumidor na saúde suplementar. Participam a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, a advogada Angélica Carlini, especializada em direito do consumidor, e o diretor da Bradesco Saúde Flávio Bitter.

No mesmo dia, o “Momento Jurídico” traz entrevista com o presidente do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), Gustavo Schmidt, que fala sobre o 1º Congresso Internacional CBMA de Mediação, previsto para 9 e 10 de novembro no Rio de Janeiro. Ainda na quinta, o quadro “Seguro Internacional” revela quanto o mercado global de seguros desembolsou no primeiro semestre do ano em decorrência de eventos climáticos.

Na sexta-feira, fechando a semana, o diretor executivo da FenaSaúde, José Cechin, fala no “Entenda os Seguros de Pessoas” sobre o VGBL-Saúde, um produto que, caso aprovado pelo Congresso, permitirá ao trabalhador usar os recursos acumulados ao longo do tempo especificamente para despesas de saúde na terceira idade. Já no “Dicas do Consultor”, o professor da Escola Nacional de Seguros José Antônio Varanda orienta quem está desempregado a administrar melhor as verbas indenizatórias e a gerir seus gastos enquanto busca uma recolocação no mercado de trabalho.

Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

Fonte: CNseg