Bolsa espanhola afunda com independência da Catalunha

O IBEX-35 derrapa quase 2% após a aprovação da independência da Catalunha no Parlamento catalão. Setor bancário é dos mais pressionados.

A bolsa espanhola está a reagir negativamente à aprovação da declaração de independência que partiu do Parlamento catalão esta sexta-feira. O principal índice espanhol, o IBEX-35, derrapa 1,82% logo após a votação, com o setor bancário e as seguradoras entre as empresas que mais desvalorizam. Na Europa, a tendência mantém-se positiva, mas os ganhos estavam a aliviar.

O índice espanhol ligou a marcha atrás praticamente após a conclusão da votação, em que a proposta dos independentistas dos JxSí e CUP mereceu 70 votos a favor, num plenário já sem representantes do PP, Cidadãos e PSC. Entre as cotadas em Espanha, as perdas chegavam a superar os 6%, como era o caso da companhia aérea International Consolidated Airlines.

No entanto, a pressionar o índice estavam, sobretudo, os bancos e as seguradoras. Por exemplo, o Banco de Sabadell desvalorizava 5,75%, o CaixaBank caía 4,64%, o Bankinter recuava 2,76% e o Bankia perdia 2,62%. Por sua vez, a seguradora Mapfre desvalorizava 2,69%.

A notícia de mais um passo no sentido da independência da Catalunha também contaminou as bolsas europeias, mas não ao ponto de as pintar de vermelho. Os principais índices europeus aliviaram os ganhos mas seguiam, ainda assim, em terreno positivo, com ganhos na ordem das décimas. O Stoxx 600 avançava 0,33%, enquanto a bolsa lisboeta ganhava 0,35% e a francesa 0,76%. Em contrapartida, o índice italiano recuava 0,69%.

Fonte: ECO Economia Online