Justiça autoriza desbloqueio de R$ 238 milhões de irmãos Batista mediante seguro-garantia no mesmo valor

Pedido foi feito pela defesa de Joesley e Welsey Batista, e aceito pelo juiz nesta terça (24). Eles são acusados de usar informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro por meio das empresas JBS e FB Participações.

A Justiça Federal acolheu nesta terça-feira (24) pedido dos irmãos Joesley e Welsey Batista, da JBS, para o desbloqueio de R$ 238 milhões de bens, mediante comprovação de seguro-garantia no mesmo valor bloqueado.

O bloqueio se refere à denúncia contra os irmãos por uso de informações privilegiadas e manipulação de mercado por meio das empresas JBS e FB Participações.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça Federal, o bloqueio tinha sido determinado pela Justiça logo após aceitar a denúncia do Ministério Público Federal.

Na decisão, o juiz afirma que o MPF concordou com o acordo, uma vez que não foram encontrados saldos nas contas bancárias e da inexistência de veículos em nome dos acusados.

“A proposta apresentada pelos réus atingiria, em princípio, o objetivo da medida pretendida, opinando, dessa forma, pelo deferimento do pedido de suspensão temporária da decisão de bloqueio de bens, após efetiva apresentação do seguro-garantia no valor de R$ 238 milhões”.

No último dia 16, os dois se tornaram réus pelo caso. Eles estão presos desde setembro, sob acusação de se beneficiaram de informações relacionadas ao acordo de colaboração premiada firmado com a Procuradoria-Geral da República (PGR) para obter lucro no mercado financeiro.

Na decisão de terça-feira do juiz federal Juiz Batista Gonçalves, fica definido que os irmãos tem o prazo de 10 dias para juntar ao processo documento que comprove o seguro-garantia.

O juiz também atendeu a outro pedido de Joesley e Wesley Batista e aceitou desvincular de relatório policial trechos das mensagens extraídas do celular de Wesley em que foram registradas conversas entre os acusados e seus advogados.