CVS Health Corp faz oferta de mais de US $ 66 bilhões para obter a seguradora de saúde Aetna

O operador de farmácia da US CVS Health Corp fez uma oferta para adquirir a seguradora de saúde do país N ° 3 Aetna Inc por mais de US $ 200 por ação, ou mais de US $ 66 bilhões, disseram pessoas familiares com o assunto na quinta-feira (26/10).

Um acordo combinaria um dos maiores gerentes de benefícios de farmácias e operadores de farmácias do país com uma das mais antigas seguradoras de saúde, cujo negócio de longo alcance varia de cuidados de saúde de empregadores a planos de governo em todo o país. As ações da Aetna subiram mais de 11%, ou US $ 18,48, para US $ 178.60, enquanto as ações da CVS caíram 3 por cento, ou US $ 2,22, para US $ 73,31, depois que o Wall Street Journal relatou pela primeira vez nas negociações na quinta-feira.

A consolidação de cuidados de saúde tem sido uma rota popular para seguradoras e farmácias, sob pressão do governo e das grandes corporações para reduzir os altos custos médicos.

Os gerentes de benefícios de farmácia (PBMs), como o CVS, negociam benefícios de medicamentos para planos de seguro de saúde e empregadores, e nos últimos anos assumiram uma posição cada vez mais agressiva nas negociações de preços com fabricantes de medicamentos.

Eles geralmente extraem descontos e descontos pós-mercado de fabricantes de medicamentos em troca de incluir seus medicamentos em formulários de PBM com co-pagamentos baixos. Um empate com a Aetna poderia dar ao CVS maior alavancagem nas negociações de preços com fabricantes de medicamentos.

Mas também o sujeitaria a um escrutínio mais antitruste. O acordo também pode ajudar a contrariar o estoque da CVS após a especulação de que a Amazon.com Inc está se preparando para entrar no mercado de receita de medicamentos, usando sua vasta plataforma de comércio eletrônico para tirar participação de mercado das farmácias tradicionais.

A CVS fez a oferta no início deste mês, embora as duas empresas tenham discutido sobre um negócio potencial por vários meses, disseram as fontes.

Fonte: Jornal Opinião Goiás