Juiz dos EUA recusa bloquear a decisão do presidente Donald Trump de acabar com os pagamentos de subsídios às seguradoras de saúde

Um juiz dos EUA na quarta-feira recusou-se a bloquear a decisão do presidente Donald Trump de acabar com os pagamentos de subsídios às seguradoras de saúde sob Obamacare, entregando a Trump uma vitória contra os procuradores democratas que regularmente desafiaram as políticas do presidente no tribunal.

O juiz distrital dos Estados Unidos, Vince Chhabria, em San Francisco, disse que o governo federal não teve que fazer os pagamentos enquanto o litígio sobre os subsídios se desenrolava. Chhabria, nomeado pelo ex-presidente democrata Barack Obama, escreveu que, embora o caso pareça ser um chamado próximo, “parece inicialmente que a administração Trump tem o argumento jurídico mais forte”.

A administração Trump encerrou este mês os pagamentos às seguradoras, que ajudam a cobrir despesas médicas para americanos de baixa renda, como parte de vários movimentos para desmantelar a lei de saúde assinada de Obama formalmente conhecida como a Lei do Cuidado Acessível.

Os procuradores democratas se opuseram repetidamente a Trump no tribunal este ano sobre imigração, meio ambiente e saúde. Após a decisão de Trump de acabar com os subsídios do seguro, 18 estados e o Distrito de Columbia solicitaram uma ordem imediata que interrompa o movimento de Trump enquanto o caso está sendo litigado.

Eles argumentaram que a rescisão dos pagamentos prejudicou os clientes aumentando as taxas de seguro. Em sua decisão, Chhabria disse que o tipo de ordem de emergência solicitada pelos estados não era necessário. “A verdade é que a maioria dos reguladores estaduais concebeu respostas que dão a milhões de pessoas de baixa renda melhores opções de cobertura de saúde do que de outra forma teriam tido”, disse Chhabria.

“Isso é verdade em quase todos os estados que aderiram a este processo”, acrescentou o juiz. A porta-voz do Departamento de Justiça dos EUA, Lauren Ehrsam, disse que os pagamentos de subsídios usurparam o poder de poder do Congresso e que o departamento estava satisfeito com a decisão de Chhabria.

O procurador-geral da Califórnia, Xavier Becerra, que lidera o processo, disse em um comunicado que a decisão de Trump prejudicava os pagamentos que mantêm os cuidados de saúde acessíveis. “Sem uma ordem de emergência interrompendo a ação Trump, a ação rápida neste litígio torna-se ainda mais convincente”, disse ele.

A senadora dos EUA, Patty Murray, um democrata do estado de Washington, disse que a decisão “apenas torna mais crítico” que o Senado aprove um acordo bipartidário que co-autor, o que autorizaria os subsídios.

No início da quarta-feira, o Departamento de Orçamento do Congresso não partidário descobriu que a proposta reduziria o déficit dos EUA em US $ 3,8 bilhões na próxima década. Os subsídios totalizaram quase US $ 600 milhões por mês. Eles deveriam custar US $ 7 bilhões este ano e foram estimados em US $ 10 bilhões em 2018, de acordo com analistas do Congresso.

Com o início da inscrição para as apólices de seguro de 2018 nas bolsas de Obamacare estabelecidas para 1 de novembro, Chhabria sugeriu que os estados se concentrassem em comunicar a mensagem de que eles criaram uma resposta aos cortes de subsídios que previnem danos a um grande número de pessoas.

“Se os estados estão tão preocupados com o facto de as pessoas terem medo das trocas pelo pensamento de prémios mais elevados, talvez eles deveriam parar de gritar sobre prémios mais elevados”, escreveu Chhabria.

As seguradoras dizem que não se beneficiam dos subsídios ao abrigo da Lei de Cuidados Acessíveis, mas transmite-os diretamente aos consumidores para reduzir franquias, co-pagamentos e outras despesas médicas de bolso para pessoas de baixa renda.

Os prêmios para os planos “prata” da Obamacare, em geral, o tipo de plano de seguro de saúde mais popular no mercado individual de seguros de saúde, aumentaram 34% em média para 2018, de acordo com uma análise publicada na quarta-feira pela Avalere Health, uma empresa de pesquisa e consultoria.

Fonte: Jornal Opinião Goiás