Fenacor presta esclarecimentos sobre a plataforma Zim

A Federação Nacional de Corretores de Seguros (Fenacor) tem sido bastante questionada sobre a sua relação com a plataforma Zim, destinada aos corretores de seguros com a chancela da entidade. As dúvidas surgiram porque a Wiz, criadora do aplicativo, tem entre seus investidores a Caixa Seguros, que controla a polêmica Youse, empresa que os corretores de seguros têm tentado combater pois consideram sua atuação ilegal.

Confira na íntegra o comunicado da Fenacor:

A plataforma ZIM, resultado de esforço conjunto da Fenacor e da empresa WIZ, é uma solução digital criada especialmente para aumentar a produtividade de todo corretor de seguros, independentemente de tamanho ou especialidade. O ZIM tem como objetivo abrir uma porta para o futuro, criando uma plataforma tecnológica para inserir o corretor de seguros na era digital e aumentando sua produtividade, além de potencializar seus negócios.

* Na criação e desenvolvimento da plataforma Zim, foi estabelecida, por contrato, entre a Fenacor e a WIZ uma relação muito bem estruturada que foi minuciosamente analisada e aprovada unanimemente pelo comitê tecnológico e de inovação da Fenacor e também por decisões de duas assembleias da federação.

* Para manter a confidencialidade e a integridade das informações, bem como da inviolabilidade da carteira do corretor, o ZIM conta com certificados de segurança e investimento na melhor tecnologia disponível, no mais alto nível de governança.

Para isso conta também com seguro E&O, que protege de qualquer “sinistro com a carteira de clientes” dentro da plataforma, com importância segurada de até R$ 5 milhões, além do armazenamento de dados, que é feito através de ambiente Microsoft Azuree / Salesforce.

* A Wiz, empresa que desenvolveu o ZIM em parceria com a Fenacor, é completamente segregada e independente da Youse. Inclusive tem visões distintas e antagônicas. Enquanto a Youse apostou na Distribuição direta de seguros, tentando marginalizar o corretor de seguros, a Wiz sempre acreditou no papel fundamental do corretor de seguros neste processo.

Isto fica evidente na plataforma ZIM. Ela é toda desenvolvida tendo o corretor de seguros como único protagonista. Aliás, foi essa uma das razões que levou a Fenacor a firmar um contrato com esta empresa visando disponibilizar para os corretores de seguros a mais adequada e moderna solução tecnológica.

* O ZIM oferece ao corretor de seguros o tempo que ele tanto necessita para exercer a sua atividade fim, a comercialização de seguros. Isso significa mais negócios, maior faturamento, melhor posicionamento no mercado.

* Como indica Estudo Socioeconômico das Empresas Corretoras de Seguros feito pela Fenacor, os profissionais de pequeno ou médio porte gastam em média dois terços do seu tempo (65%) na atividade meio e somente 35% são destinados à comercialização de seguros, a atividade fim da categoria.

* A nova solução oferecida pela Fenacor, e que se será gratuita por um bom tempo para os associados dos Sincors, inverte essa lógica, aprimora e qualifica o relacionamento com o cliente e pode até dobrar o tempo utilizado pelo corretor para vender seguros.

* Essa é uma parceria transparente e cercada de toda a garantia jurídica, incluindo o seguro de responsabilidades e danos para que o corretor que aderir se sinta absolutamente seguro. Ainda assim, em comum acordo com a WIZ, a Fenacor adianta alguns dispositivos contratuais que asseguram total proteção ao corretor de seguros:

1. a) O Contrato estabelece uma parceria cujo objeto é o desenvolvimento, implementação e operação, pela WIZ e pela Fenacor, em conjunto, de uma plataforma tecnológica destinada aos corretores de seguros, de modo que estes tenham a oportunidade de comercializar produtos de seguros e outros serviços para seus clientes em um ambiente digital.
  2. b) A Wiz obrigatoriamente terá que respeitar a confidencialidade manutenção de sigilo e dos dados e informações fornecidas à plataforma, inclusive a GARANTIA DE PRESERVAÇÃO DOS NEGÓCIOS E CARTEIRA DE CLIENTES DOS CORRETORES ADERENTES, garantindo, inclusive a manutenção desse compromisso de confidencialidade e de não concorrência, se e quando, o corretor vier a deixar de integrar a plataforma, comprometendo-se a evitar que terceiros (inclusive outros Associados Usuários) tenham acesso a tais dados e informações e uso diverso do escopo do presente Contrato.
  3. c) A WIZ também se compromete a garantir a inviolabilidade e integridade da carteira de clientes dos Associados Usuários e a PRESERVAR EM FAVOR DESTES A INTEGRALIDADE DA COMISSÃO A QUE FIZEREM JUS, proveniente do produto comercializado aos clientes dentro da plataforma.
  4. d) A Wiz igualmente deverá manter registros de transações e aderências de usuários da Plataforma, de forma a permitir o acompanhamento e a auditoria dos negócios da Plataforma com o intuito de verificar o cumprimento das normas previstas neste Contrato.

* O ZIM é uma plataforma em que clientes ou potenciais clientes em busca de serviços de seguridade – financeiros e outros, sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem solicitar propostas de produtos de seguros, serviços financeiros entre outros, sempre vinculados e através de seus corretores cadastrados.

* Somente pessoas físicas ou jurídicas habilitadas a exercerem a atividade de corretagem poderão se cadastrar na Plataforma como Corretores. Para tanto, deverão fazer um cadastro e criar login e senha, que deverão ser utilizados sempre que se desejar acessar a Plataforma. O Corretor será o único que terá aceso ao login e senha usados para acessar a Plataforma.

* Por fim é importante salientar que a Fenacor buscou um parceiro com grande capacidade e musculatura financeira além de know-how estratégico e operacional para que essa parceria seja bem-sucedida e, acima de tudo, de longo prazo.

Fonte: Revista Apólice