Bradesco Saúde alerta para a prevenção ao câncer de mama no outubro Rosa

Ressaltar a importância da prevenção no combate ao câncer de mama para que haja uma redução no número de casos da doença. Justamente com essa ideia, a Bradesco Saúde faz um alerta a fim de incentivar a adoção de hábitos saudáveis, que podem evitar a patologia, e também a detecção precoce, aumentando as chances de cura.

A ação integra as atividades do outubro Rosa para segurados, corretores parceiros, estipulantes e referenciados cadastrados na seguradora.

“Conforme levantamentos da ANS e do Ministério da Saúde (MS), estima-se que 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física regular, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado e evitando o consumo de bebidas alcoólicas.

Essas informações são difundidas pela Bradesco Saúde, por meio do Programa Juntos Pela Saúde”, explica Flávio Bitter, diretor técnico e de produtos da Bradesco Saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, uma em cada oito mulheres poderá desenvolver a doença, mas 90% delas conseguem a cura, em especial nos casos de detecção precoce. Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele. Estima-se que a doença faça cerca de 13 mil vítimas fatais por ano.

O câncer de mama é o crescimento descontrolado das células da mama que adquiriram características anormais por conta de mutações. Embora a patologia seja muito recorrente em mulheres, homens também podem ter câncer de mama.

Um dos desafios na detecção precoce é o fato de que, na maior parte das vezes, a doença é assintomática. Podem ocorrer, porém, nódulos ou caroços na mama ou axilas, vermelhidão, inchaço, calor, descamação ou dor na pele da mama.

Prevenção: Praticar atividade física regularmente; Alimentar-se de forma saudável; Manter o peso corporal adequado; Evitar o consumo de bebidas alcoólicas; Amamentar;

Detecção precoce: Consultas periódicas ao ginecologista (cerca de uma vez ao ano); Autoexame de toque e observação das mamas para ver se não há mudanças em seu aspecto; Mamografia e ultrassonografia das mamas; A mamografia permite a detecção precoce do câncer ao mostrar lesões na fase inicial, aumentando desta forma as chances de cura; O câncer de mama pode ser identificado por meio dos exames preventivos, por isso, torna-se fundamental sua realização periódica.

Fonte: Revista Cobertura