75 anos do Sincor-RS são homenageados na Assembleia gaúcha

Padrão de atuação foi enaltecido pelo deputado Frederico Antunes.

A eficiência da atuação durante 75 anos do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS), foi registrada hoje (19) no Grande Expediente da sessão plenária pelo deputado Frederico Antunes (PP).

“Com corretor de seguros é mais seguro”, o slogan que popularizou esse profissional na década de 90, alavancou a atividade que hoje responde por 6% do PIB e gera em torno de 200 mil empregos no país, seis mil deles no Rio Grande do Sul.

Conforme o deputado Frederico Antunes, o Sincor-RS é referência às demais entidades sindicais pelo padrão de atuação ao longo de sete décadas e mais, “sempre em busca da solução de litígios e defesa do direito do consumidor com ética e independência”.

A entidade foi fundada em 14 de outubro de 1942 na rua Caldas Junior, no centro de Porto Alegre, e a Carta Sindical marcou o início do sindicato. Nos anos 60 surgiu o movimento pela regulamentação da profissão, formalizada em 29 de dezembro de 1964 pela aprovação da lei. Nas duas décadas seguintes, “mesmo num período político centralizador e a inflação nas alturas”, observou o parlamentar, o produto se tornou indispensável.

Antunes destacou a iniciativa pioneira do Sincor ao criar o slogan “Com corretor de seguros é mais seguro”, em 1995, ação que logo em seguida foi adotada também pela Fenacor, a federação da categoria, que lançou a campanha publicitária “Seguro, só com corretor de seguros”.

A categoria dispõe de um banco, o Credicor-RS, desde 1999, tendo consolidado o mercado a partir do ano 2000 “com a modernização dos seus produtos e processos, preparando-se para os novos tempos”, disse o deputado, mostrando o salto de participação de 1% do PIB para 6%, promovendo a geração de 200 mil empregos no país e seis mil no Rio Grande do Sul, “com profissionais qualificados que produzem progresso e trazem tranquilidade às famílias”.

Explicou o trabalho desse “assessor na formatação de apólice apropriada e clara em caso de sinistro, um consultor de seguros, capaz de indicador as coberturas mais adequadas para qualquer gênero”.

Mas é também um “gerenciador de riscos, conselheiro e protetor em seguros de vida”, pois atua nos momentos de perdas de vidas e segue orientando depois da assinatura da apólice de seguro, atendendo os clientes em casos de sinistros. Esse desempenho é orientado pela Escola Nacional de Seguros, que exige rigoroso exame para posterior habilitação profissional pela Superintendência dos Seguros Privados (Susep).

Patrimônio e qualificação

O Sincor/RS dispõe de sede própria na capital e em 12 regionais, Caxias do Sul, Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Encantado, Santa Maria, Santana do Livramento, Uruguaiana e Terra de Areia. Na Ouvidoria são resolvidos os conflitos, com 89% de solução através de mediação que evita a judicialização entre as partes.

Foi trabalho do Sincor a inclusão dos corretores no sistema tributário simplificado, o Simples Nacional, destacou Antunes, mostrando o perfil social da entidade que promove a integração entre os profissionais através de seminários regionais e eventos de um dia para novas oportunidades de negócios; encontro feminino para congregar as mulheres que respondem por 40% do mercado de corretores, “o maior percentual do país”; e o encontro regional de corretores de seguros, o maior da região sul do Brasil que está na 12ª edição.

Ele registrou, também, ações em defesa do consumidor, como a Lei 13.361 que exige a presença do corretor nos pontos de comercialização do Rio Grande do Sul, “protegendo o consumidor de falsos profissionais”; o pioneirismo da entidade nas ações contra o chamado seguro pirata, as associações que lesam os consumidores se fazendo passar por seguradoras; e o alerta dado pelo Sincor ao Ministério Público sobre o seguro grátis prometido em anúncios de venda de veículos, resultando em vedação dessa modalidade de estímulo ao consumidor.

Da homenagem participou o presidente da entidade, Ricardo Pansera, o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, representando o governador José Ivo Sartori, e demais representantes da categoria.

Apartes

Do plenário, também associaram-se à homenagem os deputados Gabriel Souza (PMDB); e Missionário Volnei (PR).

Fonte: JRS Comunicação