Nuno David, diretor de marketing da Mongeral Aegon, está cada dia mais maravilhado com as possibilidades que a tecnologia proporciona para o mundo. Seu foco é como usar tanta inovação para difundir a cultura de seguros de vida no Brasil.
Boa parte de todo o projeto está no relacionamento com seus principais clientes: o consumidor e o corretor. “Em cooperação com o grupo Aegon, a Mongeral Aegon está desenvolvendo no Brasil uma insurtech que servirá a diferentes unidades de negócio da Aegon em todo o mundo”, contou.
Veja abaixo os principais trechos da entrevista.
Quais as tecnologias já implementadas e quais os benefícios já alcançados?
A Mongeral Aegon tem inovação em seu DNA. São vários projetos de tecnologias já implementados pela seguradora. Em 2014, a companhia lançou o primeiro e-commerce de seguros no Brasil. Hoje, já são mais de 400 lojas online ativas para os corretores parceiros da Mongeral Aegon. Elas contribuem para que o corretor atue no mundo digital em todo o território nacional, além de serem um cartão de visita.
E o portal?
Em 2016, a seguradora lançou um portal em que os candidatos podem se inscrever para participar do curso de formação. Neste novo modelo, o processo de recrutamento acontece totalmente online. De janeiro a agosto de 2016, foram 6.020 cadastros. Já no mesmo período deste ano, a companhia registrou 6.777 interessados em realizar a formação na Mongeral Aegon, representando um aumento de 12%. Desde 2002 a Mongeral Aegon forma corretores de seguros de vida e previdência em parceria com a Escola Nacional de Seguros.
O processo de venda é totalmente digitalizado?
Sim, essa é outra ação que a Mongeral Aegon desenvolveu. A ferramenta de venda digital permite que o corretor realize todo o processo de venda presencial utilizando apenas um aplicativo. Ao fim da contratação, o cliente recebe, em tempo real, a apólice no seu e-mail.
Mais que estratégias para economizar papel, a Mongeral Aegon entende que estas duas plataformas permitem uma nova experiência de compra e de venda, para cliente e corretor, respectivamente, além de contribuírem com uma maior agilidade no processo de implantação de propostas e um menor impacto ambiental.
E a Machine learning?
Neste ano, a Mongeral Aegon já realizou testes de regulação de benefícios com machine learning, tendo aumentado significativamente a eficiência do seu processo de regulação.
O que está previsto para o fechamento de 2017 e primeiro semestre de 2018 em termos de inovação, estratégias e resultados financeiros?
Até o fim de 2017, a Mongeral Aegon pretende finalizar os testes com a ferramenta de venda digital e iniciar a sua implementação em toda a sua força de vendas. Treinamentos estão sendo realizados para os diferentes perfis de usuários, de forma que possamos chegar em 2018 com 90% do total das nossas vendas de forma 100% digital.
Já sobre resultados financeiros, para 2017 a companhia tem como objetivo crescer 25% em vendas em relação aos resultados do ano anterior. Para 2018, a Mongeral Aegon seguirá investindo na evolução do seu e-commerce, focando sempre na valorização da experiência do usuário na plataforma.
Fonte: Sonho Seguro