Mercado de seguros de animais domésticos quebrou a marca de 1 bilhão de libras em prêmios brutos emitidos pela primeira vez em 2016, diz GlobalData

O mercado de seguros de animais domésticos britânico continua a ver crescimento significante, com prêmios brutos emitidos (GWP) aumentando em 7.1% para 1,045 milhões de libras em 2016, de acordo com GlobalData, um líder reconhecido em prover informações e análises de negócios.

O último relatório da empresa: ‘UK Pet Insurance: Market Dynamics and Opportunities 2017’ (Mercado de Seguros de Animais Domésticos Britânico: Dinâmicas de mercado e Oportunidades 2017) revela que a inflação médica mante-se como o fator estrutural conduzindo a subida GWP, com qualidade tecnologicamente aprimorada de tratamentos e procedimentos sendo aplicados mais comumente e conduzindo pressão inflacionária nos custos de pedidos de seguros.

Isto tem resultado em um número de sinistros ocorridos superando o GWP, com um aumento de 7.4% in 2016. Penetração de produto também tem aumentado, mas a um considerável índice menor que os prêmios brutos emitidos – GWP ou sinistros ocorridos, com um número de segurados aumentando por apenas 2.0% para alcançar 3.4 milhões em 2016.

O mercado de seguros de animais domésticos continuou em uma tendência ascendente em relação ao tamanho de mercado em 2016. Forte crescimento em GWP foi observado ainda, mas o mercado continua assolado pelo aumento significativo do número de sinistros reportados, os quais cresceram a índices recordistas.

O crescimento continuado em GWP tem sido impulsionado pela resposta a um ambiente de sinistros árduo com preços aumentando, seguido de seguradores que miram melhorar rendimentos e gerar melhores negócios.

Ben Carey-Evans, analista de seguros gerais da GlobalData, comentou: ‘A maior questão encarando este mercado é que seguradoras não podem continuar aumentando prêmios em quase 10% todo ano sem afastar clientes. Soluções são necessárias, e de curto a médio prazo a resposta parece ser a utilização de co-seguro. ’

Para algumas marcas, zonas de comparação são atualmente o principal canal de distribuição para produtos de animais domésticos.

Um efeito colateral da crescente influência dos agregadores tem sido uma educação aumentada, com consumidores tornando-se mais conscientes das diferenças em apólices como benefícios são listadas.

Contudo, menos positivo é o risco de satisfação do cliente reduzido, por geralmente ter custos adicionais escondidos nas letras miúdas que estão registradas na sequência, talvez não identificadas tão claramente como em outros canais.

Carey-Evans continuou: ‘Políticas vitalícias estão se tornando cada vez mais dominantes no mercado, especialmente em apólices vendidas através de agregadores online. Uma fonte da indústria tem reivindicado que o número de clientes optando por apólices vitalícias através de agregadores em suas empresas tem aumentado de entre 15% e 20% em 2012 para aproximadamente 50% em 2017. ’. Uma tendência emergente é a onda insurtech gradualmente alcançando o mercado de animais domésticos.

O setor pet tem sido uma das linhas mais lentas a adotar mudanças, com poucos aplicativos e captação de agredadores online mais lenta, mas os últimos 12 meses ou mais têm visto mais tecnologia emergir no setor.

Um exemplo é o PitPat, um aplicativo equivalente ao Fitbit para animais que pode ser usado para encontrar animais domésticos e monitorar exercício e calorias queimadas. O contador de passos poderia levar a prêmios reduzidos da mesma forma que o Fitbit tem feito pelo plano de saúde.
Cary-Evans adicionou: ‘Proprietários provando que seus animais estão se mantendo sadios poderia ajudar a diminuir custos a longo prazo, mas uma fonte descreveu o conceito como um “truque”.

Outra fonte sugeriu que tecnologia ainda não está sendo feita particularmente bem e que, em um setor tradicionalmente lento, qualquer mudança de mercado substancial continua longe de ser alcançada.

Todavia, a líder de mercado RSA viu potencial suficiente para investir na start-up em janeiro de 2017, fazendo da PitPat seu primeiro investimento externo em uma empresa de tecnologia. ’
Informação baseada no relatório GlobalData: ‘UK Pet Insurance: Market Dynamics and Opportunities 2017’

Fonte: Revista Cobertura