Sem DPVAT, mercado teria crescido 9% até agosto

O estudo “Análise Estatística – Fenacor” indica que o mercado de seguros teria expressivo de crescimento de 9% até agosto, se fosse excluído da análise o seguro DPVAT. “O faturamento total do setor aumentou 5%, mas esse percentual está fortemente influenciado pelo seguro DPVAT, que teve um ajuste negativo nos prêmios este ano.

Quando excluímos a receita desse ramo, há um avanço de 9%”, afirma o consultor Francisco Galiza, responsável pelo estudo.

Segundo ele, esse incremento de 9% está bem acima da taxa de inflação e representa um ponto extremamente favorável para o mercado de seguros. “A evolução do setor continua melhor do que a do ano anterior” acrescenta Galiza.

De acordo com o estudo, a região Sudeste continua liderando com folgas o mercado, e ainda ampliou a sua participação na receita global do setor de 60% para 61% entre agosto de 2016 e o mesmo mês no atual exercício.

O Nordeste e o Norte mantiveram sua fatia na arrecadação do mercado em 9% e 2%, respectivamente.  O mesmo ocorreu com a Região Sul, que detém 18% da receita do setor. Apenas o Centro-Oeste teve redução do percentual, de 10% para 9%.

Outro ponto importante apurado foi que a evolução do ramo de pessoas continua sendo bastante favorável. Até agosto, houve uma variação total de mais de 10%.

Fonte: CQCS