Rádio CNseg: Programação traz encontros especiais gravados durante a 8ª Conseguro

Presidentes da CNseg e de federações debateram com especialistas a situação política e econômica do país, a indústria automobilística e a reforma da Previdência.

A Rádio CNseg apresenta esta semana uma programação especial, incluindo três encontros gravados durante a 8ª Conseguro (Conferência Brasileira de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), realizada de 19 a 21 de setembro no Rio de Janeiro.

Nesta segunda-feira, a “Entrevista Especial” exibe a conversa do presidente da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, com o diretor executivo do Eurasia Group para as Américas, Christopher Garman.

Nela, Garman fala sobre a situação política e econômica do Brasil, incluindo o fim da recessão. “O momento em que estamos agora é de uma certa volta ao otimismo, mas não com o otimismo tão estrondoso e exagerado como no passado”, diz Garman.

Nesta terça, no quadro “Conheça os Seguros Gerais”, o presidente da FenSeg, João Francisco Borges da Costa, entrevista o diretor geral da Bradesco Seguros, Marco Antônio Gonçalves. Na conversa, também gravada durante a 8ª Conseguro, os dois debatem o futuro da indústria automobilística, analisando alguns mitos sobre o setor.

“Há uma corrente grande no mundo, e também no Brasil, de achar que vai haver uma ruptura na indústria automobilística. Esse é um grande mito que está sendo cada vez mais desfeito. Claramente, há uma evolução da indústria automobilística, e não um modelo desruptivo”, afirma Gonçalves.

Já na quarta-feira, o “Entenda os Seguros de Pessoas” traz a entrevista do presidente da FenaPrevi, Edson Franco, com o pesquisador da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas) Paulo Tafner. Entre outros assuntos, os dois conversam sobre a reforma previdenciária brasileira, comparando-a à já realizada na Grécia. “Assim como os gregos, nós tendemos a adiar o enfrentamento da questão. E quanto mais continuarmos a fazer isso, mais severa, difícil e restritiva terá que ser a reforma”, diz Tafner.

Além dos encontros gravados na Conseguro, a Rádio CNseg traz uma programação com grandes atrações para o ouvinte.

No “Fala Presidente” desta segunda, Marcio Coriolano comenta os dados mais recentes do mercado segurador, que apontaram em julho uma estabilização do crescimento do setor.  “O que percebemos é que o segundo trimestre não foi tão forte assim. Houve uma acomodação para 10,3%, até estabilizar em 7,7% agora.”

Amanhã, no quadro “Qual é a Dúvida?”, o professor da Escola Nacional de Seguros (ENS) Bruno Kelly responde à pergunta de uma ouvinte sobre o prêmio no Seguro de Automóvel. Quarta-feira, no programa “Inovação e Sustentabilidade”, o diretor-geral da Terra Brasis Resseguros, Rodrigo Botti, comenta o impacto dos furacões e terremotos na América do Norte e no Caribe sobre o mercado global de seguros. “Normalmente, quando temos anos trágicos como este, o preço do seguro e do resseguro tende a subir”, afirma.

No dia seguinte, no quadro “Por Dentro da Saúde Suplementar”, o diretor de Regulação da FenaSaúde, Sandro Leal, aborda a cartilha sobre abusos e desperdícios que será lançada durante o 3º Fórum da Saúde Suplementar, previsto para os dias 5 e 6 em São Paulo.

Encerrando a semana, sexta-feira, o “Minuto da Capitalização” traz entrevista com o presidente da Comissão de Tecnologia de Informação da FenaCap, Felipe Ávila Carneiro. Ele falará sobre os impactos do avanço da tecnologia da informação no mercado de capitalização. No mesmo dia, entra o quadro “Dicas do Consultor”.

Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

Fonte: CNseg